Memorial às vítimas de Covid

domingo, 17 de junho de 2012

ELEIÇÕES

O poder que o vice tem antes das eleições

 

Embora a maioria dos pré-candidatos à prefeitura de Natal já tenham lançado seus nomes desde o início do ano, os que completarão as respectivas chapas na vaga de vice ainda não foram anunciados. A duas semanas para as convenções, os partidos ainda estão conversando para definir a formação das chapas. Os nomes dos vices são guardados a sete chaves. 

O único vice que foi definido até o momento é o que comporá a chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). Mas o nome ainda não foi revelado.


Desde o início das articulações, ficou acertado que o PSB indicará o vice do pedetista. Os nomes da vereadora Júlia Arruda (PSB) e do ex-secretário de Obras Damião Pita (PSB) chegaram a ser cotados para a vaga. No entanto, uma fonte ligada ao partido informou que não será nenhum dos dois. 

De acordo com a fonte, a ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual da sigla, já escolheu o nome, comunicou aos membros da legenda, mas só divulgará no dia da convenção, que ocorrerá no próximo sábado, na Assembleia Legislativa. No mesmo dia o PDT homologará o nome de Carlos Eduardo.


Os membros do partido prometem uma grande surpresa na escolha do vice. Segundo um dos vereadores da legenda em Natal, o nome indicado pelo PSB terá grande capacidade de agregar votos e de contribuir com a administração. Será um “peixe grande”, segundo o vereador. 

Diante da expectativa criada pelos próprios pessebistas, o nome de Wilma passou a ser cotado para a vaga. Um membro da sigla chegou a afirmar em público, esta semana, que ela seria candidata nas eleições deste ano a vice-prefeita ou a vereadora.


Sendo a vice de Carlos Eduardo, Wilma de Faria poderia reeditar a estratégia de 2002 em 2014, quando ele renunciaria para disputar o governo contra Rosalba Ciarlini (DEM) e a presidente regional do PSB assumiria o cargo. Outra possibilidade seria de Wilma fazer parte da administração pensando numa candidatura a deputada federal ou ao Senado no pleito seguinte. 

A fonte avaliou, ao comentar a indicação misteriosa do PSB, que Carlos Eduardo não terá envergadura para dobrar o vice, dessa vez.


Outra possibilidade cogitada é de o PSB indicar a deputada estadual Márcia Maia (PSB) ou o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) para o cargo. A estratégia, em caso de vitória, abre espaço para o primeiro suplente de deputado estadual, Lauro Maia (PSB), assumir o mandato. 

Caso Lauro chegue à Assembleia Legislativa, ele ganha foro privilegiado. Dessa forma, terá um julgamento privilegiado no processo oriundo da Operação Hígia, durante a qual ele foi preso acusado de corrupção.


Do Diário de Natal

Nenhum comentário: