Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 15 de maio de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Larissa Rosado debate o papel do assistente social na escola

Uma Audiência Pública marcada para as 9h desta quarta (16), na Assembleia Legislativa, debaterá a importância da presença do profissional de serviço social na escola. 

A iniciativa é da deputada Larissa Rosado (PSB): "Vamos reunir especialistas no assunto para fortalecer nossa proposta de criar a figura do assistente social no ambiente escolar, pois percebemos essa carência na escola", justifica Larissa.

Segundo ela, falta um profissional com preparação técnica-metodológica diante das situações da questão social, já que tem aumentado situações de tensão e violência na escola. 

Em sua opinião, o assistente social funcionaria como agente para minimizar situações de conflito, conscientizando estudantes e servidores sobre direitos e deveres, a fim de tornar a escola um ambiente mais harmonioso.

Sobre a profissão

O assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla; estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

Em uma penitenciária ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A ideia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.

Nenhum comentário: