Memorial às vítimas de Covid

domingo, 15 de abril de 2012

POLÍCIA

Bope ganha caveirão de "presente"

O Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio Grande do Norte (BOPE) deve trabalhar com mais segurança. É que o grupo especial da Polícia Militar no Estado agora possui um blindado, o popular "caveirão" como é conhecido nas ruas. 

O carro foi uma doação da empresa de segurança Nordeste junto à PM do Rio Grande do Norte. Segundo o comandante do Bope em Natal, major Vilela, o veículo chegou em uma boa hora. "Esse blindado chegou num momento oportuno para nós, porque vai nos garantir melhores condições de trabalho".

Além disso, a aquisição do blindado há pouco mais de dois anos para a realização da Copa em Natal servirá como treinamento da Polícia para o Mundial. "A Polícia Militar já está em fase de preparação e planejamento para a Copa de 2014, e isso inclui as unidades de policiamento especializado. Para nós do Bope, esse blindado vem a somar na nossa preparação já visando a Copa", frisou.

O processo de doação do "caveirão" ao Estado ainda não foi concluído, por isso o carro ainda não pode ser usado nas operações da Polícia. "O blindado já está no pátio do Batalhão há três meses, mas só começamos o treinamento com o nosso grupo há 15 dias, quando fomos autorizados a abastecer o carro".

Essa fase de treinamento inclui desde a entrada no blindado até as operações na prática. "Estamos nos preparando em relação a tudo. Postura dentro do veículo, embarque, desembarque e ação. Na verdade, estamos conhecendo esse nosso novo instrumento de trabalho", ressalta o Major.

O blindado do Bope do Rio Grande do Norte é um carro-forte adapto para a segurança pública, diferente dos "caveirões" do Rio de Janeiro, projetos especialmente para a polícia. "O nosso é um carro-forte com uma blindagem reforçada, todo adaptado para operações".

E essas operações são justamente aquelas que envolvem situações com grandes riscos à sociedade. "O blindado é o tipo de carro para uso em confrontos táticos, quando já se tem uma crise constituída. Não é um veículo de patrulhamento, mas sim de ação, onde haja extremo perigo e risco a vida do cidadão e de nós policiais.", lembra o Tenente Barros, que ainda destaca. 

"Ele deve ser usado quando se deseja uma proximidade maior com o criminoso sem colocar em risco nossas vidas. Essas situações ocorrem em assaltos a bancos com suspeita de uso de explosivos, por exemplo".

E, para garantir total eficiência na ocorrência, o blindado passa por algumas adaptações. A direção desse "caveirão", por exemplo, já veio modificada pela empresa Nordeste. 

"Apesar da aparência rústica, a direção dele foi adaptada, tornando-se mais leve e garantindo uma melhor dirigibilidade. Isso é muito importante para nossa agilidade na ação", destaca o Tenente.

O "caveirão" comporta oito policiais estrategicamente posicionados em seu interior, mas dependendo da situação esse número pode aumentar. "O ideal são oito homens, mas esse número não é fixo".

Apesar de está instalado no Batalhão do Bope, Santa Catarina, zona norte de Natal, é importante ressaltar que o blindado está apto a atender qualquer cidade do Estado. "Esse foi um instrumento que veio para o Estado, não especificamente para Natal. 

Desde que haja uma situação de risco que requeira o uso dele, nós vamos atuar em qualquer região do Rio Grande do Norte", finaliza o tenente.

Defato.com

Nenhum comentário: