Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 19 de abril de 2012

IPANGUAÇU


Secretaria de Recursos Hídricos envia equipe técnica ao Vale do Açu

Ipanguaçu - O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, se reuniu na última terça-feira (17) com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, em Natal. 

Acompanhado por agricultores e sindicalistas, o prefeito cobrou do governo estadual que sejam tomadas as devidas providências para normalizar o abastecimento de água do Rio Pataxó. Perenizado pelo canal de mesmo nome, o rio se encontra seco em diversos pontos por conta de danos estruturais e desvios irregulares.

De acordo com Leonardo Oliveira, o secretário Gilberto Jales se comprometeu em enviar uma equipe técnica ao município até a próxima sexta-feira (20), para que seja realizada uma vistoria no Canal do Pataxó. "O secretário ouviu nossas palavras e dos agricultores, entendeu a gravidade da situação. Atualmente, cerca de 200 agricultores ipanguaçuenses sofrem adversidades causadas pela escassez de água e isso demanda ações imediatas", afirma o prefeito.

Com 9 quilômetros de extensão, o Canal do Pataxó transporta águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para o Rio Pataxó. O problema é que ao longo de sua estrutura há diversas rachaduras e perfurações, através dos quais a água se perde antes de chegar ao seu destino, além de vários desvios irregulares de água para propriedades particulares.

Agravando esta situação, no ano passado houve um grande rompimento na parede do canal. A Caern fez um conserto provisório, com canos estreitos, que ainda estão por lá, diminuindo a vazão da água.

"O Canal do Pataxó precisa de uma manutenção urgentemente. Os agricultores relataram ao secretário que até a comporta que regula a passagem da água esta danificada. Esperamos que após essa vistoria dos técnicos da Semarh os serviços sejam iniciados e concluídos o mais rapidamente possível", frisou o prefeito.

A irregularidade das chuvas neste período, aliada aos problemas no Canal do Pataxó, fez com que o município de Ipanguaçu integrasse a lista de 139 cidades norte-rio-grandenses em situação de emergência provocada por estiagem.

defato.com

Nenhum comentário: