Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ESTADO


Candidato ao Nobel de Física faz palestra na UFRN

“Fazendo luz na Matemática” é o título da Aula Pública que o professor Michael Berry, da Universidade de Bristol, Inglaterra, ministrará na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no dia 4 de abril, às 10h, no auditório Otto de Brito de Guerra, Reitoria.

A palestra terá um tom intelectual, mas não ficará restrita a temas técnicos e apresentará um forte componente visual. A proposta da aula é discutir os "fenômenos matemáticos" e como eles encontram aplicações e ilustrações na Física da Luz. 

Michael Berry apresentará conceitos como fractais, teoria da catástrofe, nós, o infinito, zero e até mesmo quando 1+1 não somam 2, necessários para o entendimento do arco-íris, estrelas que piscam, mães brilhantes, espelhos mágicos orientais e observações simples sobre interferência, polarização e foco.

A promoção é da UFRN, através do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), do Programa de Pós-Graduação em Física (PPF) e do Instituto Internacional de Física da UFRN. Na Universidade, o professor inglês está participando da reunião do Comitê Científico do Instituto Internacional de Física, iniciado nesta segunda-feira, 2 de abril.

Michael Berry já recebeu o título de Cavalheiro da Rainha da Inglaterra em 1996 por suas contribuições no campo da Física, além de possuir 446 trabalhos de pesquisa publicados nos mais conceituados periódicos da área. É um dos fortes candidatos a receber o Prêmio Nobel de Física no ano de 2012.  


Divulgação da AGECOM.

Nenhum comentário: