Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Conheça (ou relembre) estórias de pessoas do município.

Nos idos de sessenta, Padre Zé Luiz ouvia atentamente uma pessoa conhecedora da política do Alto do Rodrigues, combater a compra de votos numa certa eleição, pelos chefes políticos daquela localidade. E foi mais adiante aquela pessoa, que não me recordo o nome, dizendo indgnado: Padre, o que pesou mesmo não foi a compra de votos. Foi a recompra no dia da eleição.

O vereador apesar de ser o político que está mais próximo do povo, aquele que resolve diretamente os  problemas da população, penso eu, é o mais atingido pela sátira. Pois bem, na cidade de Alto do Rodrigues existia ou existe ainda, uma figura chamada Zé Frederico. Ele era espirituoso e quando bebia odiava ouvir falar em Burro, Jumento, Jegue ou qualquer outra denominação dada a esse pobre animal. 

Era dia de sessão na Câmara dos Vereadores daquele lugar quando Zé Frederico já embriagado, montado em seu Jerico, passeando pelas ruas da cidade, ouviu de certo vereador a seguinte pergunta: Seu Zé, como se chama esse Burro? Frederico sem nem pestenejar, respondeu: Vereador!

Fernando Caldas

Nenhum comentário: