Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 26 de março de 2012

IPANGUAÇU

Município obtém pontuação acima da média potiguar no IDSUS



O município de Ipanguaçu, localizado no Vale do Açu, está entre os três melhores da região na gestão do Sistema Único de Saúde. É o que indicam os dados do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), conjunto de ferramentas que avaliam o acesso e a qualidade dos serviços de saúde ofertados no país. 

O município, com aproximadamente 14 mil habitantes, obteve índice de 5,44, número acima da média no Rio Grande do Norte e não muito distante do obtido pela capital do Estado, Natal (5,9), uma das capitais mais bem posicionadas do país.

No Vale, Ipanguaçu, que tem investido muito nos últimos três anos na reestruturação e ampliação nos serviços de saúde que disponibiliza aos cidadãos, só ficou atrás de São Rafael e Porto do Mangue e ficou à frente das cidades de Jucurutu, Carnaubais, Pendências, Itajá, Alto do Rodrigues e Assú.

Para o prefeito Leonardo Oliveira o IDSUS já se constitui em um importante instrumento de avaliação dos serviços prestados. “O resultado prova o que o povo de Ipanguaçu já sabe: as ações de saúde tem melhorado ano após anos. No entanto, sabemos que há espaço para evoluirmos e crescermos mais. Estamos investindo cada vez mais em busca de oferecer ao nosso povo uma saúde ainda melhor para os ipanguaçuenses”, afirmou o prefeito.

O IDSUS foi criado pelo Governo Federal para melhor avaliar a saúde pública brasileira. O estudo leva em conta diferentes níveis de atenção à saúde (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura para o atendimento aos usuários e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

O IDSUS 2012 está disponível para consulta pelo endereço www.saude.gov.br/idsus.

Nenhum comentário: