Prefeitura apresenta projeto final de adutora

Mais uma etapa para solucionar o problema de abastecimento de água de Guamaré está superada. Segundo o secretário municipal de Meio-Ambiente e Recursos Hídricos, Jose Adécio Filho, a empresa selecionada para elaborar o projeto da adutora, a ser construída com recursos próprios do Município, finalizou o planejamento e apresentou o trabalho técnico à Prefeitura de Guamaré.

Adécio garante que a construção deverá abastecer todo o município, incluindo o distrito de Baixa do Meio e a zona rural. A falta de água era uma reclamação antiga da população, uma vez que o serviço da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), empresa permissionária, é considerado falho pelos guamareenses.

Contratada para elaborar o projeto, a empresa AR Construção e Serviços explicou em um relatório que a adutora atual tem vazão de 30 litros de água por segundo, enquanto a nova terá o dobro: 60 litros de água por segundo. Outro detalhe do projeto é que a nova adutora será construída para uma previsão de abastecimento de 20 anos.

A construção está planejada para acontecer por etapas. Segundo a projeção dos engenheiros, os canais sairão do município de Macau seguindo pela BR-406 até o distrito de Baixa do Meio. Após esse trajeto, os tubos seguem para a sede do município, através de estações elevatórias.

Para dar andamento ao projeto, a Prefeitura aguarda a finalização do processo de licitação, além da concessão das licenças do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e  do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (Dnit), obrigatórias para o início das obras.

Urbanização da orla
O secretário José Adécio Filho anuncia também o projeto de urbanização da orla da praia Canto do Amaro. A iniciativa (que envolve melhorias no abastecimento de água e energia e pavimentação do local) aguarda licenças da Superintendência do Patrimônio da União no Rio Grande do Norte (SPU-RN) e do Idema para ser posta em prática.