Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 21 de março de 2012

EMPREENDEDORISMO

Sebrae capacita agentes para implementar Lei Geral no RN

As capacitações dos agentes ocorrem em municípios integrantes do programa Territórios da Cidadania nas regiões Açu-Mossoró e Mato Grande. O intuito é fazer a legislação sair do papel e beneficiar os pequenos negócios.

O Sebrae no Rio Grande do Norte inicia uma série de ações para implementar os dispositivos contidos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nas cidades onde a legislação já está em vigor, quase 90% dos 167 municípios potiguares. Uma das ações é a formação de Agentes de Desenvolvimento Local para auxiliar no processo tanto de implementação quanto na continuidade dos programas e projetos. As capacitações ocorrem dentro do programa Territórios da Cidadania.

Durante essa semana, o curso está sendo realizado em Mossoró, formando agentes para atuar em 14 municípios inseridos no Território da Cidadania Açu-Mossoró.Integram o Projeto Território da Cidadania Açu-Mossoró os municípios de Alto do Rodrigues, Assú, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Tibau, São Rafael, e Serra do Mel.


A ideia é estimular a criação de uma rede de agentes na região, com intuito de discutir, planejar e aplicar novas ações e estabelecer fóruns permanentes de discussões voltadas para a implementação dos benefícios previstos na Lei Complementar 128/2008. “A Lei Geral já está implantada nos municípios, mas ainda falta, de fato, a implementação de algumas ações previstas para promover o desenvolvimento local, e esta capacitação dos agentes vem para auxiliar neste processo de maneira que as ações ocorram de forma efetiva”, enfatiza o gestor do Projeto Território da Cidadania Açu-Mossoró, Robson Matos.


A expectativa é que, após a capacitação, que tem carga horária de 32 horas, o agente desempenhe um papel de coordenação e continuidade das atividades não só ligadas à Lei Geral, mas também voltadas para o desenvolvimento sustentável, juntamente com o poder público municipal e lideranças do setor privado local.


MATO GRANDE


Na semana anterior, o Sebrae já havia capacitado outros 22 agentes para atuar nos 13 municípios do Território da Cidadania do Mato Grande, que compreende as cidades de Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará-Mirim, Jandaíra,João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Pureza, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros.


Realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, em João Câmara, o curso abordou temas relacionados à implementação da legislação, Empreendedor Individual, compras públicas e desenvolvimento sustentável. Para o instrutor da capacitação, Mário Correia, o Sebrae dá mais um passo no processo de estimular que Lei Geral das MPEs de fato favoreçam os pequenos negócios, instalados na região.


Durante o evento, foi criada uma rede entre os agentes para o desenvolvimento na internet para dar suporte aos empreendedores locais do Mato Grande e para troca de informações entre os Agentes de Desenvolvimento dos municípios que fazem parte deste grupo, através do Facebook.

Nenhum comentário: