Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 8 de março de 2012

EM INSTANTES

Uma notícia super importante: Você sabia que o prefeito Eider Medeiros já mandou um intermediário conversar com um dos vereadores? Pois foi, e daqui a pouco vamos dizer a resposta do vereador para o prefeito Eider Medeiros.

E tem duas notícias sobre a cidade de Pendências. Uma de Ivan Padilha, e outra da Dra Tácia Liane

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
 
"A busca pela integridade da mulher é o verdadeiro desafio que se espera do feminismo"

“Em nenhuma outra época da história a mulher precisou se questionar tanto quanto às suas escolhas como hoje”. Com essa reflexão, a psicóloga e sexóloga Cristina Hahn abriu sua palestra, hoje (8), no plenarinho da Casa, em mais uma atividade da Assembleia Legislativa dentro das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

De forma interativa com o público participante, ela traçou um panorama das situações e dos múltiplos papeis desempenhados pelas mulheres desde a antiguidade, até os dias de hoje e de como elas vem lidando com os desafios de cada época. 

“As mulheres antigas tinham a função de reprodução, de administrar a vida familiar e eram submetidas à ordem patriarcal, sendo consideradas incapazes física e intelectualmente”, disse.

Doutora Cristina alertou para o que classificou de “institucionalização dos padrões”: de beleza, de comportamento e em outras esferas, o que contribui para a opressão e uma eterna insatisfação consigo mesmas.

Com relação à debatida questão de igualdade entre os sexos, a palestrante frisou: “A frase correta não seria igualdade dos direitos preservando as diferenças do sexo e de gênero? Estamos lutando contra quem, igualdade significa liberdade? Somos diferentes sim, nem melhores, nem piores, apenas diferentes”.

Com tanta auto-cobrança, a mulher da atualidade se vê diante de problemas como a negação da velhice, o medo da solidão e o mito da beleza inatingível, que a faz se sentir sempre insatisfeita e insegura. Mas a institucionalização da beleza feminina também trouxe outras más conseqüências como a extirpação da auto-estima e da possibilidade de valorização das singularidades.

“A busca pela integridade da mulher, sendo verdadeiramente feliz e sendo mulher: este é o desafio que se espera do verdadeiro feminismo”, concluiu Cristina.

Nenhum comentário: