Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

GUAMARÉ

Carnaval será um dos mais movimentados do RN, com 26 atrações musicais gratuitas

O município de Guamaré está pronto para realizar um dos maiores carnavais de rua do Rio Grande do Norte. Com o tema “Carnaval de Guamaré: Festa do povo, alegria de todos”, a Prefeitura Municipal aguarda 60 mil foliões para comemorar o período de momo na cidade, a partir desta quinta-feira (16).

De acordo com os organizadores da festa, são 26 atrações musicais contratadas para animar os festejos. Destaques para o cantor Ricardo Chaves e a banda Aviões do Forró. O acesso aos shows e blocos de rua é gratuito. Toda a cidade já está decorada para receber os visitantes.

Para a secretária municipal de Turismo, Kelly Teixeira, um dos intuitos da festa é reforçar o potencial de Guamaré como destino turístico. O trabalho de organização e divulgação da Secretaria rendeu a inserção do Carnaval de Guamaré no calendário do Pólo Costa Branca. 

 “A população é a maior beneficiada com a programação carnavalesca. Além do ganho social, a festa é uma fonte de renda para a comunidade”, disse. As pousadas locais normalmente registram 100% de ocupação no período. Segundo dados da Secretaria de Turismo, em torno de 100 casas da região já foram alugadas por até R$ 1.500,00, cada. O que, só nesse tipo de situação, significa um movimento de R$ 150 mil na economia do município. São recursos que se revertem principalmente para o comércio local.

Ainda no comércio, cerca de 60 ambulantes foram cadastrados para trabalhar no carnaval. A Prefeitura disponibilizou toda a estrutura para eles, cedendo o ponto comercial, aventais padronizados para identificação e, também, promovendo capacitação. No setor de serviços, a Secretaria de Turismo registrou aumento nos empregos temporários. A classe dos mototaxistas também foi cadastrada e recebeu coletes.

Estrutura
O Baile da Melhor Idade foi uma prévia carnavalesca realizada nesta quarta (15), na praia de Aratuá. Ao som da Orquestra Xeque-Mate, os idosos comemoraram o período de momo em um bloco organizado especialmente para eles. Eles fazem parte de um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social e ganharam lanche e abadás.

As crianças também têm vez nos festejos. O Carnaval Kids está incluído no calendário escolar e contará com a animação da banda Capilé, que percorrerá a Avenida da Folia.

Os shows do carnaval de rua de Guamaré serão realizados em um palco e no percurso da Avenida da Folia. Montado na orla da praia de Aratuá, o palco receberá, a partir de sábado, dois shows por noite. No período da tarde, dois trios elétricos irão agitar os foliões. O primeiro sairá da travessa Dinarte Mariz e segue pela Avenida Monsenhor José Tibúrcio. O segundo sairá da Rua Noé Nunes da Silveira até a Avenida Monsenhor José Tibúrcio.

Aproximadamente 150 servidores (entre bombeiros, guardas municipais, policiais civis e militares) garantirão a segurança da população. Ambulâncias estarão de plantão nos locais dos shows. Será realizada uma campanha de prevenção a doenças com a distribuição de kits e informativos. Os servidores também foram mobilizados para uma campanha sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e sobre a prostituição infantil.

Para garantir o tradicional mela-mela, um trator de mel disponibilizado pela Prefeitura distribuirá o mel aos foliões.
  

Programação “Carnaval de Guamaré: Festa do povo, alegria de todos”
Quinta (16) –
Carnaval Kids
Atração: Banda Capilé
Horário: 16h
Percurso: Trio elétrico em arrastão pela Avenida da Folia

Sexta (17) –
Final do Campeonato de Blocos
Atração: Ricardo Chaves
Horário: 22h
Percurso: Trio elétrico em arrastão pela Avenida da Folia

Sábado (18) –
Carnaval de rua e palco
A partir das 16h, o trio elétrico percorre o arrastão na Avenida da Folia com o tradicional mela-mela.
1º trio levará a banda Chicabana.
2º trio levará a banda Bonde do Maluco.
00:00h - Show de palco
Atrações: Banda Grafith e Banda Phapirô.

Domingo (19) –
Carnaval de rua e palco
A partir das 16h, o trio elétrico percorre o arrastão na Avenida da Folia com o tradicional mela-mela.
1º trio levará o cantor Tatau.
2º trio levará a banda Fantasmão.
00:00h - Show de palco
Atrações: Banda Bakulejo e Banda Voa Voa.

Segunda (20) –
Carnaval de rua e palco
A partir das 16h, dois trios elétricos percorrem o arrastão na Avenida da Folia com o tradicional mela-mela.
1º trio levará a banda Leva Noiz
2º trio levará a banda Voa Dois.
00:00h - Show de palco
Atrações: Banda Inala e Banda Forró Pegado.

Terça (21) –
Carnaval de rua e palco
A partir das 16h, o trio elétrico percorre o arrastão na Avenida da Folia com o tradicional mela-mela.
1º trio levará a banda Aviões do Forró.
2º trio levará a banda Duas Medidas.
00:00h - Show de palco
Atrações: Banda Saia Rodada e Banda Pawlera do Brasil.

Nenhum comentário: