Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BRASIL

Senadores lamentam mortes e anunciam audiência para discutir acidente na Antártica

[Foto]

O acidente que praticamente destruiu a base brasileira na Antártica, causando a morte de dois militares, mobilizou os senadores nesta segunda-feira (27). O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle (CMA), senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), anunciou a realização de uma audiência pública para tratar do caso. 

A Estação Antártica Comandante Ferraz, inaugurada em 1984, foi atingida por um incêndio no último sábado (25).

A audiência para discutir o acidente e os próximos passos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) será realizada em conjunto pela CMA e pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), provavelmente no dia 6 de março.

Rollemberg lamentou o acidente na base, em particular a morte dos dois militares que tentavam controlar o incêndio, mas fez questão de elogiar o Proantar. Segundo o senador, o programa é uma das grandes conquistas nacionais, por conta das pesquisas científicas relevantes, que colaboram com o desenvolvimento do país.

Em nota divulgada ainda no sábado, antes da notícia das mortes dos militares, o presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), manifestou solidariedade a todos os envolvidos nos trabalhos na base. Ele destacou o trabalho dos militares e dos cientistas brasileiros na Antártica, que considera "de importância vital para o presente e o futuro do nosso país e do planeta".

Nenhum comentário: