Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MUNDO

ONU lança o Ano Internacional da Energia Sustentável

Garantir acesso a serviços de energia moderna, dobrar taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável são os objetivos do órgão

São Paulo - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A iniciativa foi divulgada durante a última segunda-feira, na Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Com o incentivo a fontes renováveis, a cúpula espera alcançar suas metas até 2030. São basicamente três objetivos: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.

O evento solicitou o apoio de governos, setor privado e sociedade civil, que devem aprovar leis que incentivem e contribuam para o desenvolvimento de energias renováveis.

"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse o secretário-geral aos participantes da conferência. "Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos de animais para cozimento e aquecimento", completou.

Para ele, uma das maneiras de combater a pobreza é garantindo o acesso à eletricidade. Mas, não será fácil atingir a meta de duplicar o peso das energias renováveis no consumo mundial de energia antes de 2030. Embora o desafio seja grande, os participantes da Cúpula acreditam ser possível alcançá-la.

De acordo com o comissário europeu de Desenvolvimento, Andris Piebalgs, a mudança deve custar 50 bilhões de euros, o que para a diretora geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Julia Marton-Lefèvre, é pouco se comparado ao preço de importar combustíveis fósseis.

O secretário-geral falou sobre os diversos benefícios dos objetivos fixados para 2030. Para ele é uma forma de "reduzir a pobreza, oferecer oportunidades a todos, dinamizar a economia e lutar contra a mudança climática", resume.

A Cúpula Energia Mundial do Futuro é um congresso que ocorre anualmente. Realizado pela empresa Masdar, dos Emirados Árabes, que se dedica à pesquisa e à promoção de energias renováveis. Neste ano, é esperado cerca de 26 mil visitantes e 600 empresas de todo o mundo.

Nenhum comentário: