Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IPANGUAÇU

Em três anos, município registrou acentuado crescimento econômico com novos comércios

Entre 2009 e 2011 número de novas empresas é quase 50% do total registrado na última década

Cidade de pequeno porte, contando pouco menos de 14 mil habitantes, Ipanguaçu tem registrado impressionante crescimento econômico nos últimos três anos. Os números atestam: de acordo com os dados da secretaria de Finanças e Tributação, entre 2009 e 2011 foram registradas 56 novas empresas no município, o que representa quase 50% do número total de novos empreendimentos registrados na última década.

Na prática, os números tem se traduzido em oportunidade. Franqueada à uma grande rede de cosméticos, tendo loja instalada em Assú há mais de uma década, Maria Edite de A. Bezerra, instalou uma loja em Ipanguaçu no final do ano passado. A decisão foi tomada após rigorosa pesquisa de viabilidade empreendida pelo departamento comercial da franquia. 

Foram praticamente seis meses, estudando a região do Vale do Açu. “A pesquisa é muito cuidadosa e detectou que Ipanguaçu seria o local ideal para expandirmos a franquia. E houve concorrência, pois havia interesse de outro franqueado da região interessado em investir”, conta a empresária, que se diz confiante no desenvolvimento do novo negócio. “Foi uma decisão bem embasada”, conclui.

Diversos empreendedores têm a mesma confiança no sucesso de seus novos negócios em Ipanguaçu. A ex-professora Adriana de Oliveira, por exemplo, há mais de uma década vendia doces e salgados que ela mesma produzia, em casa, para completar o seu salário. 

Em julho do ano passado, decidida, pediu orientação ao Sebrae, tomou coragem, e mudou definitivamente de ramo, abrindo as portas de sua lanchonete. “O movimento superou todas as minhas expectativas, e só cresce. Acho que o comércio de Ipanguaçu tem crescido bastante e que todos os comércios da cidade estão no mesmo caminho”, afirma.

O comerciante Breno Henrique, de 27 anos, abriu sua loja em 2009 e também afirma estar se beneficiado do novo momento econômico da cidade. “As pessoas saiam de Ipanguaçu para comprar roupas em Assú, onde encontravam melhores preços. 

Identifiquei essa demanda e apostamos nos preços competitivos para atrair os clientes. De lá para cá, tem surgido novos concorrentes todo ano e, mesmo assim, todo ano as vendas aumentam de 20% a 30%. Hoje em dia há espaço para todo mundo aqui”, revela.

Tendo iniciado as atividades de seu mercadinho há cinco anos, no bairro Veneza, o comerciante Arlindo Barreto de Lima está se sentindo encorajado a investir na ampliação do espaço físico de sua empresa. “A cada ano que passa, eu percebo um crescimento e nos últimos três anos tem tido muita diferença. Isso, com certeza, me encoraja a ampliar meu comércio. A hora é essa”, avalia.

Assim como Adriana, Breno, e Arlindo muitos ipanguaçuenses estão investindo na sua independência financeira. A confiança do pequeno e do médio empreendedor para investir tem aumentado. De acordo com dados da prefeitura do município, no ano de 2010, do total de novas empresas registradas, 57% eram classificadas como micro ou pequenos empreendimentos. Em 2011 esse percentual aumentou para 89%.

Para o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, o crescimento acentuado dos últimos três anos se explica em parte pela estratégia adotada em sua gestão de fazer circular os recursos públicos, prioritariamente, dentro do município. “O que podemos adquirir em Ipanguaçu, adquirimos. 

Temos fornecedores competentes, com preços competitivos, de forma que não se explica comprar fora o que podemos comprar aqui em condições semelhantes. O resultado é esse: a economia da cidade está vivendo um momento ímpar. 

E temos muita confiança que, em breve, com o início e conclusão da obra de macrodrenagem que acabarão com as enxurradas provocadas pelo Rio Pataxó, uma bandeira que defendemos desde o início de nossa gestão, teremos condições de voltar a atrair os investidores privados de grande porte, que se sentirão mais seguros em investir em Ipanguaçu, gerando mais empregos e aquecendo ainda mais a nossa economia”, afirma o prefeito Leonardo.

Nenhum comentário: