Memorial às vítimas de Covid

sábado, 7 de janeiro de 2012

BRASIL

10 Dicas para um consumidor consciente

Planejar, comprar, consumir, se desfazer do que já não tem utilidade. É um ciclo que não tem fim. Mas esse é o certo a se fazer? Temos que pensar no futuro, no meio ambiente e tentar nos tornar consumidores conscientes. E isso não significa apenas deixar de comprar.

Segundo o coordenador de conteúdo do Instituto Akatu (instituição criada com o propósito de mobilizar as pessoas e incentivá-las a praticar esse tipo de consumo voltado para a sustentabilidade da vida na Terra), Estanislau Maria, ser um consumidor consciente “é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo".  

Isso também significa consumir solidariamente, buscando os impactos positivos daquele consumo para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, lembra ele. É também consumir sustentavelmente, deixando um mundo melhor para as próximas gerações. Ou seja, adquirir com pensamento coletivo, levando em conta o hoje e o amanhã.

Para nos ajudar nessa mudança de postura e de hábitos, seguem 10 dicas preparadas pelo Instituto Akatu:

1- Planeje suas compras A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Para não ser impulsivo, faça um planejamento antecipado e assim compre menos, melhor e ainda economize.
2- Avalie os impactos do seu consumo  “Leve em consideração sua saúde, bolso, qualidade de vida, o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas", diz Estanislau Maria.
3- Reflita sobre os seus valores Avalie constantemente os princípios que guiam as suas escolhas e os seus hábitos de consumo.
4- Consuma apenas o necessário Reflita sobre suas reais necessidades, procure viver com menos. É possível manter sua qualidade de vida evitando o desperdício.
5- Reutilize produtos e embalagens Não compre outra vez aquilo que você pode consertar, transformar e/ou reutilizar. É mais barato para você e muito mais barato para o planeta.
6- Separe seu lixo Ao reciclar o lixo, contribuímos para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. Com isso, você diminui o lixo que vai para os aterros e evita que a prefeitura cobre mais impostos ou taxas para manter os depósitos.
7- Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas Em suas escolhas de consumo, não considere apenas o preço e a qualidade do produto. Valorize as empresas que exercem sua responsabilidade com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
8- Contribua para a melhoria de produtos e serviços  Adote uma postura ativa! Encaminhe às empresas sugestões e críticas sobre seus produtos e serviços. A inovação de produtos e gestão pode gerar bens mais sustentáveis e cada vez mais baratos.
9- Cobre os políticos Exija de candidatos, governantes e partidos propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
10- Divulgue o consumo consciente Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar familiares, amigos e pessoas mais próximas. "Quanto mais consumidores atentos, mais as empresas serão cuidadosas e todos ganham", finaliza Estanislau Maria.

Nenhum comentário: