Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Conheça um pouco da história de São Sebastião, Padroeiro do distrito Estreito 


Termina nesse fim de semana, os festejos da Padroeiro do distrito de Estreito, São Sebastião. Conheça um pouco da ligação com o santo e a comunidade.

No Sítio Estreito se pratica duas religiões, a Católica e a Evangélica Assembléia de Deus, porém a Religião Católica é a que tem maior influencia sobre a população. 

Antigamente as novenas e as missas eram realizadas na casa dos moradores, hoje a comunidade já tem sua capela que foi construída em 1994 e o seu padroeiro é São Sebastião. 

Naquela época o fazendeiro Francisco Antônio fez uma promessa pelo seu gado que estava morrendo, ele prometeu doar algumas vacas ao Santo e construir uma capela. Nove anos depois da promessa a capela ficou pronta pela comunidade e o grupo de jovens, Seu Francisco até doou alguns materiais, porém faleceu antes da construção.

Todo o ano acontece várias festas religiosas. Começando com a festa do padroeiro, São Sebastião, que ocorre de 09 a 21 de janeiro; novenário do mês de maio, dedicado ao mês de Maria e o Natal. 

Com informações do livro: A Gênese, Evolução e Situação atual das comunidades de base do Alto do Rodrigues: Uma Viagem nasua história, do professor Francisco Janildo Sobrinho.

Nenhum comentário: