Memorial às vítimas de Covid

sábado, 30 de julho de 2011

Depoimento de José Agripino sobre o Ex-prefeito Abelardo Rodrigues

 ALTO DO RODRIGUES

Abelardo Rodrigues festeja hoje seus 63 anos bem vividos.



Abelardo é natural de Alto do Rodrigues, nascido a 30 de julho de 1948, industrial, filho de Abelardo Rodrigues e Iracilde Lopes Rodrigues, nasceu em 30 de julho. Morou toda infância em Alto do Rodrigues, estudou no Grupo Escolar professor Luís Carlos e aos 15 anos de idade se mudou para o Rio de Janeiro, na época, Capital do Brasil. Onde estudou, concluiu o ensino médio e trabalhou. Após 11 anos morando fora, retornou à Alto do Rodrigues em meados da década de 70 para fixar residência e administrar os negócios da família.


Sua primeira candidatura em eleição majoritária, aconteceu no ano de 1982. Onde disputou um mandato de Prefeito Municipal, consagrando-se vitorioso em seu primeiro pleito. Uma das marcas mais importantes do ex-prefeito Abelardo Rodrigues, além da grandiosa obra administrativa que realizou em Alto do Rodrigues, é a fidelidade e o compromisso aos amigos e eleitores. Para Abelardo, palavra empenhada, é compromisso cumprido.

Desde que ingressou na vida pública há quase 30 anos, nunca mudou de agremiação política. Se filiou ao PDS em 1982, que em 1985 mudou de nomenclatura e passou a ser PFL, atualmente DEM. É Político dos raros, discreto, que trabalha sem holofotes, com afinco e honestidade. Prefeito de Alto do Rodrigues em quatro mandatos: 15/11/1982, 03/10/1992. 01/10/2000 e 03/10/2004

Casado com Rita Rodrigues, Abelardo é pai de três filhos: Abelardo Rodrigues Neto (jornalista), Wilson Rodrigues (contador) e Ana Paula Rodrigues (advogada) e avô de cinco netos, são eles: Abelardo Rodrigues Bisneto, Nathalie Louise Rodrigues, Wilson Rodrigues Filho, Hugo Rodrigues Barbosa e Ana Laura Rodrigues.


Durante todo o dia mensagens, vídeos de populares parabenizando o ex-prefeito Abelardo Rodrigues Filho. O senador José Agripino Maia também enviou sua mensagem de aniversário.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

 GUAMARÉ

Defensoria Pública orienta a população a procurar seus direitos.

A partir deste mês de julho, o cidadão guamareense ganhou um novo canal de comunicação para tentar esclarecer dúvidas na área jurídica e assim reivindicar melhor os seus Direitos.

O projeto educativo, criado pela Defensoria Pública de Guamaré, conta com dois advogados Dr. Jandir da Silva Cortes e Dr. Ivan Noronha de Melo, que ajudam os ouvintes que têm dúvidas sobre questões judiciais nas áreas Trabalhistas, Civil, Criminal e Previdenciária. O programa vai ao ar todas as quintas feiras das 11h às 12h.

Os ouvintes podem participar por telefone ou por meio de cartas, que serão respondidas pelos juristas, com orientações e dicas para a população que precisa dos serviços da Defensoria.

Segundo a Chefe de Gabinete Civil, Katiuscia Fonseca Montenegro, a ação visa prestar um serviço de qualidade e de grande utilidade para a população Guamareense, com foco nas questões judiciais, e na garantia dos direitos sociais, essenciais à população.



 POR WALFRAN VALENTIM


Ônibus cai em buraco no Alecrim


Um ônibus da empresa Nossa Senhora da Conceição caiu em um buraco aberto no cruzamento das avenidas 5 e 7, no bairro do Alecrim. Moradores vizinhos disseram que um vazamento de água já ocorria no local desde as primeiras horas da manhã e teria contribuído para a queda do veiculo.
Ninguém ficou ferido no acidente. O ônibus permanece no local aguardando um guincho para ser retirado. Os reparos para consertar a tubulação que provocou o vazamento de agua ainda não foram realizados.

ESPORTES

Direção do ABC emite nota sobre episódio entre técnico e jornalista

Segundo a diretoria do ABC, o clube em momento algum pensou em tomar medida proibindo o trabalho da imprensa.


Nota de esclarecimento

A diretoria do ABC Futebol Clube vem a público, por meio desta nota, se posicionar sobre os fatos ocorridos na última terça-feira (26), entre o treinador Leandro Campos e o jornalista Gabriel Negreiros, quando na ocasião, o treinador do ABC se negou a conceder entrevista ao referido profissional.

O ABC Futebol Clube sempre primou pela boa relação com a imprensa, sempre atendendo aos anseios desses profissionais. O clube lamenta o desentendimento entre o técnico Leandro Campos e o jornalista Gabriel Negreiros, mas reforça que o treinador sempre tratou muito bem todos os profissionais de imprensa, fato que sempre foi ressaltado entre todos que o conhecem no dia a dia.

O episódio ocorrido depois do jogo contra o São Caetano foi um caso isolado, provocado pelo 'calor' do momento. O ABC preza pela liberdade de imprensa e pelo direito à informação. Diante disso, ressaltamos que não há nenhum tipo de proibição ao trabalho de nenhum jornalista dentro do clube.
 
 
AMÉRICA
Val destaca que o jogo contra o Campinense é outro "grande desafio"

Para o jogo deste sábado (30), contra o clube paraibano, o jogador diz que o time vai entrar em campo focado em conquistar mais uma vitória.

Autor do belo gol que fechou o placar na partida de estreia contra o Fortaleza, na casa do adversário, o volante Val sabe que o América tem a cada partida um grande desafio. Para o jogo deste sábado (30), contra o Campinense-PB, o jogador diz que o time vai entrar em campo focado em conquistar mais uma vitória.

"Dentro de casa a gente tem que dar nosso melhor e espero que contra o Campinense-PB possamos fazer um bom trabalho. Vamos entrar em campo com garra e determinação. Com certeza o jogo será como foi a primeira partida, mas temos que respeitar a equipe do Campinese-PB. Dentro de campo temos que fazer nosso papel e sair com o resultado positivo", declarou.

O jogador vem se destacando na partida e, ao lado do volante Dudu Araxá, vem compondo um dupla segura no meio campo. Segundo Val, a forma do treinador trabalhar está colaborando para que o volante possa desempenhar um bom futebol."Na formação que o professor está fazendo é sempre bom. Gosto de jogar de forma mais ofensiva e esta formação que o professor está fazendo é bom para mim. Em uma simples jogada, um fica e outro sai e estamos fazendo um bom trabalho", explicou.

Para o volante, o jogo contra o Campinense-PB será a oportunidade para o time mostrar um futebol ainda melhor que a estreia."Acho que o comportamento dentro de casa tem que ser melhor, eu acho que o jogo vai ser melhor e espero que possamos conseguir um resultado positivo", finalizou.


Segurança explica mudanças na comunicação com a imprensa

Jornalistas de Mossoró pretendem enviar ao MP, nota de repúdio a atitude da Sesed, que segundo eles quer censurar a imprensa.

Imprensa mossoroense repudia censura da Secretaria de Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) enviou uma nota de esclarecimento à imprensa nesta quinta-feira (29), em resposta a reunião ocorrida na tarde da quarta-feira (28), onde representantes da editoria policial, de diferentes veículos, se reuniram para elaborar um documento que será encaminhado ao Ministério Público, repudiando a determinação do secretário Aldair da Rocha, de proibir o Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) e o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) de divulgarem à imprensa as ocorrências registradas na região, desde o último dia 16 de junho.

A Nota justifica os motivos da determinação e esclarece como serão informadas as ocorrências registradas na região.

Leia a nota na íntegra

Natal (RN), 28 de julho de 2011.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) nunca teve a intenção de atrapalhar o acesso dos comunicadores sociais às informações oriundas dos órgãos que a compõem, por entender que a imprensa é uma aliada na busca pela solução dos problemas da sociedade.

Com a criação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), os dados relativos à Segurança Pública foram concentrados, de forma a serem analisados, tabulados e divulgados aos setores policiais, como forma de balizarem operações e alimentarem o Serviço de Inteligência de informações que serão transformados em objeto de investigação.
 
A SEAC também está responsável em emitir, quando solicitada pela Sesed, dados sobre ocorrências policiais, atendimentos prestados à população e os números de casos registrados pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).
 
Entretanto, o que houve, por parte desta Sesed, foi a determinação de haver um disciplinamento na forma como os dados do Itep seriam divulgados à imprensa, para evitar informações desencontradas, como aconteciam até o final do ano passado, quando a Polícia Militar tinha uma informação, a Polícia Civil tinha outra e o Itep divulgava uma terceira, comprometendo a qualidade do resultado do trabalho de todos, inclusive dos repórteres, que não sabiam em quem confiar, ou desconfiar.

Disciplinar não significa proibir, omitir. A ideia é que todos os dados relacionados aos números de ocorrências da Sesed sejam divulgados pela SEAC. Para isso, está sendo elaborado um sistema informatizado para melhor atender a todos, por meio da internet, que será atualizado pela Assessoria de Imprensa da Sesed. Problemas técnicos inviabilizaram o início dessa divulgação on-line, atualizada diariamente, e terminaram, de certa maneira, suspendendo a divulgação dos dados no Itep de Mossoró, como acontecia anteriormente.

Desde a segunda-feira passada, o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus, transmitiu aos seus subordinados de Mossoró uma determinação desta Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, de voltar a publicar, em um quadro de aviso, acessível a todos os repórteres, informações acerca da entrada de cadáveres, até que tudo passe a ser mostrado no site.

É assim, de maneira transparente, que trabalha o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Natal, 28 de julho de 2011.

Aldair da Rocha Sec. da Segurança Pública e da Defesa Social
 
 
 
POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS ACUSADOS DE HOMICÍDIO EM MACAÍBA

A Polícia Civil de Macaíba prendeu na manhã desta sexta-feira (29), no município, dois homens identificados como Waliano Luabson Cruz Santos, de 19 anos, e Francisco Samuel Dantas de Souza, 25 anos, mais conhecido como “El”. As prisões se deram em cumprimento a mandados de prisão preventiva. Os dois são acusados de homicídio.

Ambos são apontados como os autores da morte de Almir Rogério da Silva, assassinado com cinco tiros no último dia 15 de junho, no Loteamento Esperança, em Macaíba. O crime teria sido motivado por disputa por ponto de venda de tráfico de drogas. Apesar das provas e do depoimento de testemunhas levantados nas investigações da polícia, eles negam as acusações.

Além desse homicídio, Waliano também é acusado de praticar outro crime, desta vez contra o traficante Rodrigo da Silva Ferreira, morto com quatro tiros, no dia 18 de maio desse ano, próximo à prefeitura de Macaíba. O crime também teve a mesma motivação.

Com Waliano a polícia apreendeu 26 pedras de crack, 18 trouxinhas de maconha, R$ 95 em dinheiro, celulares e vários objetos roubados. De acordo com o delegado Normando Feitosa, além de comercializar drogas, Waliano também é suspeito de praticar diversos assaltos na região e já havia sido preso anteriormente por porte ilegal de armas.
A diretoria do ABC publica nota em seu site oficial, se posicionando sobre o lamentável episódio de cerceamento do trabalho de imprensa protagonizado pelo técnico Leandro Campos.
 CINEMA

Harry Potter ultrapassa US$ 7 bilhões em bilheteria

Último filme da série, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" arrecadou US$ 640 milhões desde a estreia
 
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 acaba de iniciar sua segunda semana de exibição nos cinemas mundiais, mas, ainda na semana anterior, a franquia Harry Potter já ultrapassara a marca dos US$ 7 bilhões em renda acumulada. No Brasil, o último filme do bruxo segue quebrando recordes e já registra a maior semana de abertura em renda, com aproximadamente R$ 30 milhões de faturamento.

"Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2", aventura final da série, arrecadou mais de US$ 640 milhões desde a estreia. O filme é a segunda parte da produção cinematográfica dividida em dois longas-metragens, estrelada por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, que reprisam seus papéis como Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger.
 
"Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2" é estrelado O longa foi dirigido por David Yates, também responsável por "Harry Potter e a Ordem da Fênix", "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1". David Heyman, produtor de todos os filmes da franquia, trabalhou junto com David Barron. Steve Kloves adaptou o roteiro, baseado no livro de J.K. Rowling.

Ellen Rocche Photoshoot 1

♫ Alinne Moraes - VIDEO SENSUAL NA PISCINA ( aiaiai...uiui.... ) [HD] ♫ ®

 BOM DIA


Hoje é Dia do Hoteleiro.
O dono ou o administrador de um hotel é denominado hoteleiro. Ele é responsável por tornar agradável nossa estadia em seu hotel.


Fato histórico de 29 julho

1981
Diana Spencer, a "Lady Di", se casou com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico.

1836
Inauguração do Arco do Triunfo de Paris.

1890
Morre Vincent Van Gogh, pintor holandês.

1925
A primeira edição do jornal O Globo foi lançada no Rio de Janeiro.

1968
A Tchecolováquia e a União Soviética se reuniram para acertar a paz durante a Primavera de Praga, tentativa de aproximação com o Ocidente.

1983
O cineasta espanhol Luis Buñuel, diretor de O discreto charme da burguesia, morreu aos 83 anos de cirrose hepática.

1987
Uma rebelião na Penitenciária do Carandiru, em São Paulo, deixou 30 mortos.

1994
O comediante Mussum, que iniciou sua carreira no grupo Os Originais do Samba e consagrou-se nos Trapalhões, morreu aos 53 anos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

ILP abre inscrições para cursos do segundo semestre

Estão abertas as inscrições para os cursos de capacitação, atualização e treinamento que serão oferecidos pelo Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) a partir de agosto.

Num total de 30, incluindo a etapa conclusiva do curso de Especialização em Administração Legislativa, para o qual não ocorrerão novas matrículas, o ILP está oferecendo, dentre outras novidades, o segundo curso de especialização, na área de Gestão Pública, o curso de graduação em Gestão Pública e o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

As inscrições estão sendo feitas na sede do ILP, Rua Açu, 426, e informações complementares podem ser obtidas pelo telefone 3232-1001.

As aulas terão início dia 15 de agosto e os cursos em oferta são os seguintes:

FORMAÇÃO ESCOLAR

Especialização em Administração Legislativa (etapa conclusiva, sem oferta de novas vagas); Especialização em Gestão Pública (seleção acadêmica, com edital específico). Graduação em Gestão Pública - Convênio UFRN (seleção acadêmica, com edital específico, início a confirmar).

CURSOS DE CAPACITAÇÃO: ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais - 120 horas, 20 vagas, matutino e vespertino;
Liderança e Trabalho em Equipe - 16 horas, 35 vagas, vespertino;
Espanhol II - 40 horas, 35 vagas, vespertino;
Informática I - 30 horas, 15 vagas, noturno;
Informática II - 30 horas, 15 vagas, vespertino;
Informática III - 30 horas, 15 vagas, matutino;
Manutenção de Computadores - 70 horas, 15 vagas (específico para servidores da Secretaria de Informática da Assembleia);
Preparatório para Vestibular, com 35 vagas remanescentes, turno vespertino.
 
E ainda:
Controle Interno (em parceria com o Tribunal de Contas do Estado) - 20 horas e 35 vagas, matutino;
Inglês I - 40 horas, 30 vagas, matutino;
Noções de Suporte Básico de Vida/Socorrista (específico para o Setor de Saúde da Assembleia);
Atualização em Direito Administrativo e Direito Previdenciário (específico para a Procuradoria – Geral da Assembleia);
Biossegurança na Odontologia (específico para o Setor de Saúde da Assembleia); Informática I - 30 horas, 15 vagas, matutino;
Informática II - 30 horas, 15 vagas, noturno;
Informática III - 30 horas, 15 vagas, vespertino;
Português – Escrita Legislativa - 30 horas, 35 vagas, vespertino.
 
O ILP oferecerá também os cursos de:
Inglês I - 40 horas, 35 vagas, matutino; Inglês II - 40 horas, 35 vagas, matutino; Espanhol I - 40 horas, 35 vagas, vespertino;
Contratos e Convênios em parceria com o Tribunal de Contas do Estado) - 08 horas, 35 vagas, matutino;
Ética e Cidadania nas Relações de Trabalho - 20 horas, 35 vagas, matutino;
Atualização em AUTOCAD 2D (específico para o Setor de Arquitetura e Engenharia da Assembleia) - 30 horas, 15 vagas,vespertino;
Informática I - 30 horas, 15 vagas, vespertino;
Informática II - 30 horas, 15 vagas, matutino; e
Informática III - 30 horas, 15 vagas, noturno.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

 ALTO DO RODRIGUES

CIDADE É CONTEMPLADA COM  INVESTIMENTO GLOBAL DE MAIS DE 55 MILHÕES DO ESTADO

A governadora Rosalba Ciarlini, DEM, assina hoje, quarta-feira, dia 27, as ordens de serviço que autorizam o início imediato das obras de construção de 10 Centros de Educação Profissional em diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Segundo a informação adiantada pela assessoria de imprensa do Governo, a solenidade acontece no Salão Nobre da Governadoria, às 11 horas, e contará com as presenças das secretárias de Estado da Educação, Betânia Leite Ramalho, e da Infraestrutura, Kátia Pinto, além de prefeitos das cidades contempladas e empresas responsáveis pela execução das obras.

Serão construídos Centros de Educação Profissional em Natal – duas unidades, sendo uma localizada no Parque dos Coqueiros e outra no Pitimbu –, Mossoró, Alto do Rodrigues, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim e Tibau do Sul.

Alto do Rodrigues acabou se constituindo na única cidade do Vale do Açu contemplada pelo investimento. O investimento será de 55 milhões e 200 mil reais e o prazo de entrega das obras é de 10 meses.

Os Centros de Educação Profissional terão 5.800 metros quadrados de área construída e contarão com 12 salas de aula, 05 laboratórios, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva e centro de convivência.

Dos 10 Centros que estão recebendo ordens de serviços apenas o de Parnamirim já tinha sido iniciado, ainda em sua estrutura de fundação, pela administração anterior. Nove centros estão sendo iniciados, em sua totalidade, pelo novo Governo do Rio Grande do Norte.

Os dez Centros passaram por uma readequação de projetos e planilhas em virtude de problemas detectados no orçamento das obras. Os Centros de Educação Profissional são voltados a estudantes jovens e adultos.

Irão oferecer cursos de Ensino Médio Integrado (Nível Médio Regular associado com Ensino Técnico Profissional) e modalidades subsequentes (cursos profissionalizantes). A Secretaria Estadual de Educação elencou cursos pré-definidos para os 10 Centros, com base nos arranjos produtivos regionais.

Fonte: Radio Princesa do Vale/Informativo Princesa.
 ALTO DO RODRIGUES

Garotos do boxe chinês foi destaque em competição do Norte/Nordeste.


Nem só de denúncias sobre desvios de verbas públicas vive o Alto do Rodrigues, enfim uma notícia boa. No último dia 24, pelos menos 11 jovens participaram do IX Campeonato de Boxe Chinês do Norte/Nordeste, realizado na capital do estado.

Dos onze competidores, seis ficaram com a medalha de ouro e quatro atletas ganharam medalha de prata, ambos se classificaram para o campeonato internacional que acontece no dia 20 de outubro, na cidade de Brasília/DF.

Professor Rafael

Na categoria “Sanda” (profissional), o professor Rafael Marlon Leonês Alves. Na categoria “Sanshou”, levaram ouro: David, Jozuel, Josiano, Micaely e Paulinho. A prata ficou Tássio, Marcos, Bruno e Adriano, na categoria Sanshou.


PATROCÍNIO, O MAIOR ADVERSÁRIO DOS ATLETAS.

A única representante feminina do grupo, medalha de ouro.

A próxima luta dos jovens é conseguir patrocínios suficientes para poder participar da competição em outubro, na cidade de Brasília/DF. A participação dos jovens só foi possível graças ao apoio e confianças das empresas e políticos que estão comprometidos com o desenvolvimento do esporte.

Foram eles: O vereador Jonas Augusto de Souza (Mê) A Construtora (Fernando Caetano), Supermercado Soberano, Rede Gol Supermercado (Supermercado Lemos, na pessoa de Tereza Caetano e família) e Casa da Ração (Marcelo Caetano).

PREFEITURA DE ALTO DO RODRIGUES
O prefeito Eider Medeiros diz uma coisa, mas faz exatamente o contrário. Divulga na rádio que apóia os jovens, mas na verdade se não fosse o vereador e empresários, os atletas não tinha saído nem da cidade. Foram procurar o gestor para conseguir o transporte, mas levaram um NÃO, alegando que todos os transportes estão à disposição dos estudantes nos Jern´s em Macau.

Vale ressaltar que a quantidade de jovens que foram para Natal não passou de 14 e daria no mesmo transporte com ar condicionado que são transportados as filhas do prefeito e alguns amigos próximos do gestor. No final de semana, não tem aulas, o prefeito poderia ter sensibilidade de investir nos jovens. Existe, inclusive a conversa que o transporte das filhas do prefeito para a escola em Assu é paga com recursos da prefeitura.

Os jovens foram na rádio “comunitária”, de propriedade do prefeito para participar e informar da vitória, mas foram impedidos de divulgar a lista das pessoas que patrocinaram, em virtude da prefeitura não ter ajudado com nada.
 PENDÊNCIAS

Escritório de advocacia será investigado pelo Ministério Público

O Promotor Público da Comarca de Pendências, Marcos Adair Nunes abriu inquérito Civil Público para investigar possível irregularidade na contratação dos serviços advocatícios da Ferraz e Oliveira Advogados Associados pela prefeitura. A promotoria também quer saber sobre os pagamentos efetuados pela prefeitura a esse escritório.

Vereadores já denunciaram no plenário da Câmara que os valores pagos dá para construir 30 casas populares para os mais carentes da cidade. Parabéns para o representante do Ministério Público.



Pagamento de Cirurgia com dinheiro público ao irmão de prefeito é alvo de investigação do MP

O Promotor da Comarca de Pendências quer saber por que o prefeito Ivan Padilha utilizou recursos da prefeitura para pagar cirurgia de cateterismo ao próprio irmão que é advogado.

A abertura do inquérito Civil Público para investigar suposta prática de improbidade administrativa, aconteceu depois da denúncia da Câmara Municipal na imprensa e na internet, onde o prefeito Ivan Padilha utilizou cerca de R$ 2,3 mil reais dos recursos do Fundo Único de Saúde (FUS) para atender ao irmão Rogério Padilha. O prefeito terá dez dias para se defender.

Só o salário do prefeito que é cerca de R$ 13 mil daria para pagar a cirurgia e não precisava tirar o direito de outra pessoa.

nosso carinho é igual as obras da prefeitura de alto do rodrigues, nunca acabam

terça-feira, 26 de julho de 2011

 SHOWS

Atração desse fim de semana no Teatro Riachuelo.


HOJE TEM EDSON CORDEIRO

"...Desde que assisti a ele no palco do Tom Brasil, Edson Cordeiro entrou no meu universo sonoro como um dos maiores intérpretes que jamais ouvi." Luís Nassif

"O que ele faz com a sua voz quebra as barreiras do lógico." Die Tageszeitung (Alemanha)

O fenômeno versátil considerado pela imprensa européia como a 8ª maravilha do mundo.






AMANHÃ TEM PLATTERS

Desde o início da era “Rock and Roll”, na década de 50, o mundialmente famoso THE PLATTERS tem sido um grupo de grande sucesso, que conseguiu obter prestígio no mundo inteiro, vendeu mais de 100 milhões de discos e conquistou milhares de fãs.



NA SEXTA-FEIRA TEM MORAES MOREIRA

A casa de Moraes Moreira sempre foi um ponto de encontros musicais, onde amigos e parceiros se reúnem para trocar idéias, cantar, tocar e compor. Foi assim, vivendo esse clima que Davi desde criança, começou a exercitar a sua paixão pela música .

Aos seis anos de idade já dedilhava o cavaquinho, seu primeiro instrumento. Não demorou muito subiu ao palco estreando no show de seu Pai no Rio de Janeiro .

Começava ali sua história de talento precoce, passando a ser presença obrigatória em apresentações por todo o Brasil. O show "PAI e FILHO" estará no Teatro Riachuelo dia 29 de julho, sexta às 21h e 30min.


 ALTO DO RODRIGUES

Ministério Público investiga irregularidades nos PSF´s

Já que o prefeito Eider Medeiros desrespeita os vereadores da Câmara Municipal não prestando informações em tempo hábil, dessa vez, o prefeito Eider Medeiros terá que informar ao Ministério Público em dez dias, a situação dos PSF´s do município.

Eider terá que explicar ao Ministério Público como está recebendo o dinheiro federal da unidade V e a mesma está funcionando em conjunto com a unidade III, sendo uma irregularidade grave.

A Promotoria também quer saber do prefeito municipal à quantidade de equipes de PSF existentes no município e onde funciona cada uma delas, a escala de plantão que deve conter dias de trabalho, locais e onde trabalha cada um dos profissionais da saúde vinculados ao PSF.

O prefeito Eider terá que completar as informações ao MP com o horário de trabalho de cada profissional da saúde e se há algum profissional da saúde ou alguma equipe do PSF com carga horária inferior a quarenta horas semanais.

A vereadora Dôra (PP), foi a primeira a questionar e pedir informações ao prefeito, mas a edil acredita que em virtude do requerimento de iniciativa dela (Dôra), que é oposição ao atual governo, o prefeito fez pouco caso, “mas é bom poder contar com o Ministério Público investigando essas irregularidades e tornar público, pois o prefeito se achar dono do Alto, da Justiça. Mas eu creio que não ficará impune”, disse a edil.

No dia 28 de junho, a secretária de saúde do município, Maria José, foi sabatinada pelos vereadores na Câmara e confirmou que o município trabalha com duas unidades do PSF´s em um só lugar.

A secretária também falou da falta de médico. Disse, inclusive, que o município recebe os recursos federais, mesmo faltando médico. Falou, também que o dinheiro dos médicos que não estão prestando serviços está na conta da prefeitura.








 BRASIL

Governo lança "Brasil Sem Miséria" no Nordeste para atacar pobreza extrema


Objetivo do governo federal e estados do Nordeste é para diminuir os índices de pobreza extrema. Governadores e prefeitos da região firmaram compromisso com o Plano de Superação da Extrema Pobreza

  • Água para Todos vai universalizar acesso à agua na área rural do semiárido

  • Redes de supermercados comprarão produtos da agricultura familiar

  • Governo vai distribuir sementes e dará assistência técnica a produtores rurais pobres

Nordeste ganhará 638 unidades básicas de saúde

O Brasil Sem Miséria chega com força ao Nordeste. De uma só vez, a presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta segunda-feira (25) em Arapiraca (AL), o começo de uma série de ações que visam a retirar 9,6 milhões de nordestinos da extrema pobreza. De cada dez pessoas extremamente pobres do Brasil, seis estão no Nordeste.

O compromisso da presidenta Dilma de acabar com a miséria será reforçado pela adesão dos estados nordestinos. Os governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe assinam, no evento, Termo de Compromisso para a implementação do Brasil Sem Miséria no Nordeste.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, destacou a importância desta iniciativa. “Estamos lançando importantes ações do Governo Federal no Nordeste e nos reunindo com os nove governadores da região para organizar a forma de trabalhar juntos para superar a extrema pobreza. Aqui, nós temos 60% dos 16 milhões de brasileiros extremamente pobres, por isso, é nossa prioridade enfrentar esta situação”.

Por outro lado, a ministra reconhece os avanços já conseguidos pelo Governo Federal. “O Nordeste é uma das regiões que mais cresce, de forma sustentável, onde se gera mais emprego e onde mais se reduz as desigualdades. O Brasil Sem Miséria, agora com a ajuda também da iniciativa privada, vai conseguir atuar, ajudando essa população extremamente pobre a se encontrar com o Nordeste que se desenvolve e que cresce.“

Nesta primeira etapa, as ações visam garantir o acesso à água na zona rural do semiárido, aumentar a produção da agricultura familiar, por meio da distribuição de sementes, assistência técnica e de acordos para a compra de produtos do campo pelo governo e por redes de supermercados, além de ampliar a oferta de serviços de saúde.

A área rural é umA das prioridades do Brasil Sem Miséria. No campo, estão 47% dos 16,2 milhões de brasileiros extremamente pobres. O Nordeste concentra 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza com mais de cinco milhões de agricultores.

 

Compras públicas e privadas garantem renda para agricultores pobres

Numa parceria inédita do governo com a iniciativa privada, os supermercados passarão a comprar a produção de agricultores familiares extremamente pobres. As primeiras aquisições serão de farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e de geleias e doces produzidos na Bahia.

A iniciativa é fruto do acordo assinado com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) no lançamento do Brasil Sem Miséria, no último dia 2 de junho. Já o governo federal, além desses produtos, também vai adquirir leite produzido por 5,6 mil agricultores familiares de Alagoas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A compra da produção é uma das estratégias do Brasil Sem Miséria para elevar a renda dos agricultores extremamente pobres do Nordeste.


Sementes e assistência técnica para milhares de famílias da região Nordeste

Em Arapiraca, o governo lança a segunda etapa para a contratação de técnicos rurais. As duas primeiras chamadas de assistência técnica e extensão rural vão atender 25 mil famílias de agricultores extremamente pobres do Nordeste, em 255 municípios, com investimentos iniciais de R$ 29,4 milhões.

Além de orientação técnica, essas famílias receberão sementes produzidas pela Embrapa. Até o fim de 2012, serão atendidas 115 mil famílias com a distribuição de sementes de milho, feijão e hortaliças. As iniciativas visam ampliar a capacidade de produção das famílias de agricultores extremamente pobres.

 

Água para Todos inicia construção de 367 mil cisternas em 2011

Também em Arapiraca, a presidenta Dilma lança o programa Água para Todos que integra o Brasil Sem Miséria. A ação vai levar água às famílias extremamente pobres que vivem em áreas rurais no semiárido. Com investimentos que somam R$ 756 milhões, o governo federal inicia esse ano a construção de 367 mil cisternas, das quais 140 mil já estão contratadas.

O número é quase metade da meta do Brasil Sem Miséria de construir 750 mil cisternas para consumo humano até 2014. Outras 600 mil cisternas para produção de alimentos e criação de animais estão previstas até o fim do governo.

Brasil Sem Miséria garante serviços de saúde à população extremamente pobre

O governo federal está ampliando e melhorando a assistência à população nordestina por meio de serviços básicos de saúde. Dentro do programa Brasil Sem Miséria será priorizada a construção de 638 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em 446 municípios.

Também serão ofertadas quase dois milhões de consultas oftalmológicas e mais de 800 mil óculos para estudantes. Outra medida é a instalação de 45 centros de especialidades odontológicas e 91 unidades móveis odontológicas, que vão garantir o fornecimento de 476 mil próteses dentárias. Os investimentos somam cerca de R$ 700 milhões.

Reinauguração do Forró da Lamparina

 JUSTIÇA

A justiça entre a novela e a realidade.
Pode até demorar, mas os brasileiros precisam acreditar que o Poder Judiciário não se deixa corromper. A novela Insensato Coração, no capitulo de ontem, na prisão do banqueiro Horácio Cortez, personagem vivido pelo ator Herson Capri, mostrou isso claramente.

Dias atrás, o banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri) ainda na prisão, disse que banqueiro no Brasil não fica preso, por ter dinheiro e conhecimento e que a justiça lhe dará a liberdade para tentar atraves do tráfico de influência, extinguir o processo. Com certeza, muitos até pensaram que o personagem Horário Cortez, de Insensato Coração, iria ganhar a liberdade e que as palavras teriam força.

CENA DA NOVELA INSENSATO CORAÇÃO.

Cortez explode de raiva.
Foto Insensato Coração/Globo

Cortez explode de raiva e dá um soco na mesa: "Absurdo! Foi uma armação dos meus inimigos pra me tirar do mercado! Eu sou inocente! É um complô contra mim!". Wagner tenta acalmá-lo. "Me aguardem! Isso não fica assim!", ameaça o banqueiro.

Mesmo com o depoimento de uma pessoa que tinha sido prejudicada pelo banqueiro à justiça, muito ainda acreditavam na absorvição do banqueiro, pelo sentimento de impunidade que nos rodeiam. Mas o capítulo de ontem, mostrou dois fatos importantes.

O primeiro é a força que a população tem diante dos problemas, dos descasos do poder público. O banqueiro até poderia sair ileso e responder ao processo em liberdade, mas um depoimento de uma popular, uma pessoa que não tinha ligação política, pior a situação do Horácio Cortez (Herson Capri).

O segundo ponto importante foi a novela ter mostrado que a Justiça existe sim e funciona. A fantasia mostrou que na realidade podemos sim, acreditar no Judiciário.

Por que estamos falando nesse assunto? Existe muitas dúvidas, boa parte da população de Alto do Rodrigues e Pendências acredita que a justiça não vai tomar providências contra os absurdos que os gestores dessas cidades vem fazendo com a população e a cidade.

Temos que ter paciência, por mais rápido que desejamos ver os resultados. Os vereadores têm feito seu trabalho, fiscalizando, denunciando ao Ministério Público, que por sua vez, instaura Inquérito para apurar as possíveis irregularidades dos atos praticados pelo executivo e legislativo.


FALANDO NISSO...

Ontem, fomos indagados por pelo menos dez pessoas que não entenderam muito bem o que falamos em publicações anteriores, sobre a Pendências, onde o MP abriu Inquérito Civil Público para investigar o uso dos recursos dos royalties no ano de 2010.

Quando os vereadores começaram a pedir documentos, entaram com ação contra o prefeito de Pendências, existia um grupo aliado do gestor pendenciense que espalhava o boato que os vereadores estavam fazendo isso, porque queriam dinheiro. Daí, a nossa pergunta, Será que o Ministério Público quer dinheiro do prefeito? TODO MUNDO SABE QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO QUER, mas será que os mesmos aliados que falavam dos vereadores, vai dizer nas ruas que o Ministério Público tá querendo o dinheiro do prefeito? Essa era a mensagem. Depois descobrimos que as pessoas que nos perguntaram não conhece bem a realidade e a "pendenga" dos vereadores com o prefeito.

 BRASIL

A presidenta Dilma Rousseff anunciou na última terça-feira um programa que vai beneficiar diretamente os estudantes brasileiros. Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), foi lançado o Ciência sem Fronteiras, que vai conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior a jovens brasileiros. O governo vai custear 75 mil bolsas, com recursos federais, e por meio de parcerias com a iniciativa privada espera ofertar outras 25 mil bolsas. O ministro afirmou ainda que o país estuda negociar a simplificação do processo de vistos de trabalho, com os Estados Unidos, para facilitar a entrada dos cientistas e estudantes brasileiros naquele país. Além de acelerar a concessão de visto de trabalho para cientistas estrangeiros de alto nível que virão para o Brasil


Dilma disse que o Brasil passará a outro patamar na área de ciência, tecnologia e inovação. As áreas contempladas serão: ciências da saúde, ciências da vida e engenharias, e tecnologias. Segundo ela, esses estudantes formarão a base do novo pensamento educacional ao retornarem para o país.

Outra notícia importante foi a escolha de Pelé como embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014. Pelé foi recebido na terça-feira no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma, que assinou o decreto para criar o título inédito concedido ao ex-jogador.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

 BRASIL

Lula anuncia que lançará livro

Em almoço no dia 23, com lideranças de partidos da base aliada em Pernambuco, o ex-presidente Lula anunciou que tem planos de lançar um livro.

Mas deixou claro não será escrito por ele. Lula quer que todo o texto seja feito por setores diversos da sociedade em forma de depoimentos:

– Todo presidente que escreve livro é mentiroso, porque não conta toda a verdade — justificou provocando risos.

Banco do Brasil registra crescimento no Norte e Nordeste
Bons números traduzem a atuação do Banco Rural nas regiões Norte e Nordeste do país. Presente em 11 cidades, a instituição registrou, no período de abril de 2010 a abril de 2011, um crescimento de 54,41% na carteira de crédito e 27,51% nos depósitos a prazo.
 
Bons números traduzem a atuação do Banco Rural nas regiões Norte e Nordeste do país. Presente em 11 cidades, a instituição registrou, no período de abril de 2010 a abril de 2011, um crescimento de 54,41% na carteira de crédito e 27,51% nos depósitos a prazo. Isso é consequência de um trabalho mais próximo do cliente, com atendimento exclusivo, agilidade nos processos, além da experiência de uma empresa especializada no segmento de crédito para pequenas e médias empresas (Middle Market).

Por meio de rede celular, os clientes vão poder usar seus telefones durante o voo. Nesses aviões, também estará disponível sinal WiFi – o que possibilita o uso de computadores e tablets. Os serviços de conectividade eram oferecidos há nove meses em algumas aeronaves que realizavam voos domésticos.



TAM terá internet e acesso a celular na frota internacional em 2012

A TAM informou que dentro de um ano, aproximadamente, seus passageiros vão poder usar serviços de celular e internet a bordo em sua frota internacional. A conectividade será implementada a partir do segundo semestre de 2012.

A TAM terá 80 aviões equipados com os serviços de conectividade OnAir nos próximos anos. Os serviços serão implementados em 12 aeronaves Boeing 777-300ER (quatro já na frota e oito a serem recebidas até 2014), e em dez aeronaves Airbus A330 e 27 A350 (estas últimas a serem entregues entre 2014 e 2018). Somadas a elas, há 31 aeronaves de voos domésticos que terão o sistema até o início do próximo ano - das quais quatro já oferecem conectividade a bordo.
Todas as aprovações de agências reguladoras do setor de telecomunicações foram obtidas e os acordos de roaming já estão em vigor para o serviço nos voos domésticos, segundo a TAM. A empresa informou que já recebeu certificação de aeronavegabilidade da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) para aeronaves que operam no Brasil e submeteu uma solicitação semelhante para os aviões de rotas internacionais antes de instalar o sistema. O equipamento é certificado pela Agência Européia para Segurança da Aviação (EASA) desde 2009.
 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Ricardo Motta é homenageado pela Liga de Ensino do RN.

Na noite de sábado, 23, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, recebeu a medalha Varela Santiago, numa solenidade concorrida realizada no Complexo Escola Doméstica/Henrique Castriciano/FARN. A homenagem, feita a outras 14 personalidades, fez parte do encerramento das comemorações em torno dos 100 anos da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte.

O deputado Ricardo Motta disse ter ficado muito honrado com a homenagem, principalmente pela ligação pessoal que possui com a Liga, em função de ter feito o ensino infantil na Escola Doméstica.

“Na verdade, todas as homenagens devem ser dirigidas à própria Liga de Ensino do Rio Grande do Norte que, no último século, tem contribuído para o desenvolvimento do nosso Estado, por meio da educação e da cultura.

Essa é também uma oportunidade de destacar e prestar uma homenagem às pessoas que têm se dedicado à Liga, como as professoras Noilde Ramalho e Margarida Cabral, além de Manoel de Brito, seu atual diretor, e Daladier da Cunha Lima, reitor da FARN”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

Os demais homenageados foram: governadora Rosalba Ciarlini, ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho, senador José Agripino, presidente do TCE-RN Valério Mesquita, arcebispo de Natal dom Matias Patrício de Macêdo, presidente do TJRN Judith Nunes, presidente da Fiern Flávio Azevedo, jurista Paulo Bonavides, desembargador Marcelo Navarro, professora Yeda Moura de Carvalho, promotor João Batista Machado, empresário Luiz Gonzaga Meira, professor José Geraldo de Albuquerque e jornalista Paulo Macêdo.


 GUAMARÉ

Hélio é o novo presidente dos bacurais no município


O Diretório Estadual do PMDB, registrou desde dia 21, no Tribunal Regional Eleitoral, a Comissão Provisória da Legenda no município de Guamaré, que tem como presidente o ex-vereador Hélio Willame. Fazem parte do diretório provisório, quatro vereadores da Câmara. O partido deverá indicar um candidato ao governo municipal.







LEGISLATIVO

Os trabalhos da Câmara Municipal tem data prevista para o dia 05. De acordo com o presidente da Casa Legislativa, Emilson de Borba, requerimentos importantes, Projetos de Lei que beneficiam toda a população de Guamaré será uma luta da situação e oposição que estão visando a melhoria do povo.


 PENDÊNCIAS

Ivan Padilha governa a cidade longe da prefeitura

O povo tá reclamando, os aliados preocupados, os comerciantes à espera, tem prestador de serviços que não recebe pelo serviço executado desde janeiro. Ninguém dar notícias do prefeito Ivan Padilha. Na semana retrassada, o chefe do executivo compareceu no gabinete, apenas uma tarde, atendeu ao povo, mas segundo integrantes do próprio governo, não resolveu o problema das pessoas que o procuraram. Mistério na cidade dos milhões.

 IPANGUAÇU

O Tribunal de Contas do Estado, por intermédio da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, promoverá, no período de 25 a 30 de julho, para três grupos diferentes de municípios, seminário de atualização dos órgãos municipais sobre o SIAI 2011.

Os seminários tratarão também sobre outros procedimentos referentes ao controle externo. Os municípios potiguares serão divididos por turmas, cada uma com duração de dois dias.A primeira turma será reunida nos dias 25 e 26 de julho; a segunda, nos dias 27 e 28; e a terceira, nos dias 29 e 30 de julho. Os seminários serão realizados no Hotel Vila do Mar, das 8h às 18h.

Para cada seminário, os municípios poderão dois ou três servidores da prefeitura e mais dois servidores da Câmara Municipal.

As inscrições podem ser feitas pela internet no site do TCE-RN - www.tce.rn. gov.br, clicando-se em Escola de Contas e no link "Seminário de Atualização de Gestores" na turma reservada para sua região.

Mais informações poderão ser obtidas junto à Escola de Contas, por intermédio da Coordenação Geral e da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento Profissional (3642 7325).

Cidades que receberão o projeto:
Acari, Afonso Bezerra, Angicos, Angicos, Alto do Rodrigues, Barcelona, Bodó, Caicó, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Fernando Pedroza, Florânia, Guamaré, Ipanguaçu, Ipueira, Jardim de Angicos, Jaçanã, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Lagoa de Velhos, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Ouro Branco, Parelhas, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Riachuelo, Ruy Barbosa, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Bento do Trairi, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Tomé, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

 PORTO DO MANGUE
 
Luizinho faz lançamento do Marcas de Uma Luta na Câmara.
Hoje, às 20h, o prefeito-escritor Luizinho Cavalcante, estará fazendo o lançamento do seu segundo livro, "As Marcas de Uma Luta". O Público que comparecer no evento receberá um exemplar do livro que também ficará à disposição para a biblioteca municipal. 
 ALTO DO RODRIGUES



Essa é a mulher altonoticias, por ela passa muitas das principais decisões de desenvolvimento da versão impressa do jornal AltoNoticias. Além dos afazeres profissionais, Vanderleia ainda se divide com as tarefas de educar os filhos (Charliane, Pablo, Caio e Isac) e agora espera com muita alegria a chegada do seu primeiro neto (Charles Neto, filho de Pablo).
Verdadeira ao extremo, Léia, como chamam os mais intimos, é casada com o diretor do Altonoticias, Jefte. Desde ontem, que o telefone não para de tocar, parabenizando essa  grande mulher. Daqui mandamos nossos parabéns para essa mulher guerreira.
 REFLEXÃO

O PRINCÍPIO DA QUALIDADE
Públio José – jornalista


Os consultores, os entendidos em marketing, em processos industriais, os profissionais de venda, todos, enfim, que estão envolvidos com a produção e a comercialização de produtos e serviços sabem que a qualidade é fundamental. Parafraseando Vinicius de Morais – que em certa ocasião falou “que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental” – eu chego a afirmar: que me desculpem os produtos que não têm qualidade, mas qualidade é fundamental. Em tudo.

Nas embalagens, na apresentação, no marketing, na assistência técnica e, principalmente agora, no que concerne à responsabilidade social e ao respeito ao meio ambiente. Todos esses passos têm que ser dados com qualidade. Chego até a ir mais além. Nos relacionamentos, no trabalho, em família, no que você produz, na palavra empenhada, no estilo de vida, a qualidade também se faz necessária, inclusive com o mesmo rigor da praticada no mundo dos negócios.

Alguém certamente irá pensar ser absolutamente óbvio o que estou dizendo. Entretanto, apesar da qualidade ser um princípio lógico, óbvio até demais, sua execução e sua prática deixam muito a desejar. Vejamos, por exemplo, os homens públicos. Quando agem movidos por estímulos ligados à corrução, estão agindo, com certeza, fora do princípio da qualidade.

Pois a qualidade, no tocante ao desempenho de um homem público, significa, entre outros procedimentos, a prática constante da honestidade no manuseio do dinheiro alheio e a resistência a todo tipo de tentação que o induza a meter a mão naquilo que não é seu.

Como se vê, o homem público também tem seu desempenho analisado sob a ótica da qualidade no que faz e no que produz, obrigação, aliás, a que todos eles estão sujeitos quando se dispõem a trabalhar em cargo público ou quando submetem seu nome, numa eleição, ao julgamento do eleitorado.

Do mesmo modo, o funcionário público, estando ali para servir, por isso mesmo chamado, apropriadamente, de servidor, também deve se submeter ao princípio da qualidade no serviço que presta à população. Entretanto, na realidade, o que se vê por esse Brasil afora? Tanto no que diz respeito ao comportamento dos homens públicos, como ao dos servidores estatais?

No caso dos primeiros, um desprezo quase total com as pessoas de quem mereceu o voto (afinal, uma procuração baseada na confiança), e, no caso dos segundos, uma má vontade no atendimento ao público de causar arrepios, aliada a um despreparo funcional gritante – com honrosas exceções, graças a Deus. Para essas pessoas, afinal, o que significa o princípio da qualidade? O que representa para elas estarem numa posição propícia à prática do bem comum e ao encaminhamento de soluções para problemas que afligem milhares e milhares de pessoas?

Pensando bem, a essas pessoas faltam, na verdade, o crédito e a prática do amor e da misericórdia. Aliás, os mesmos sentimentos, os mesmos princípios para os quais Jesus Cristo tanto se sacrificou para que deles tomássemos conhecimento. Falando em Jesus, a respeito do princípio da qualidade, ele nos dá uma grande lição na célebre passagem das bodas de Caná, conforme está escrito no livro de João, capítulo 2, versículo 1 ao 11.

Trata-se da transformação, ocorrida em um casamento, da água em vinho. Na efervescência da festa, o vinho acabou, fato gerador de um desconforto enorme ao responsável pelas bodas. Procurado, Jesus salva a situação, transformando água em vinho.

Entretanto, há que se ressaltar, no episódio, o compromisso de Jesus com a qualidade, com o rigor do produto a ser oferecido. Havia um profissional contratado para organizar a festa, que aprovou entusiasmado a qualidade do vinho que antes fora água.

Seu comentário de que “todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior”, marca, profundamente, a diferença do conceito de qualidade para Jesus (“tu, porém guardaste o bom vinho até agora”) e o mesmo conceito na visão dos homens.

Pois o noivo, mesmo tendo na festa pessoas importantes na sua escala de interesses, ainda tentou iludi-las com vinho de boa qualidade no início, para, posteriormente, enganá-las com uma bebida de qualidade inferior. Infelizmente, esse é o típico comportamento humano. Que cumula de gentilezas as pessoas segundo o retorno que delas terão, passando a tratá-las de forma diferente quando for incerto o retorno da vantagem.

Essa não é postura de qualidade. O princípio da qualidade, segundo Jesus, deve ser exercitado antes, durante e depois de qualquer relacionamento. Até para aquele que você julga não ser merecedor de um gesto seu – de qualidade.