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terça-feira, 11 de outubro de 2011

 BRASÍLIA

MinC divulga alcance da Internet popular no país

O Ministério das Comunicações divulgou na sexta-feira (7), em seu site, a lista das cidades que já estão sendo atendidas pelo serviço de Internet nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Nesses locais, as concessionárias de telefonia fixa que firmaram acordo com o governo para participar do programa estão oferecendo conexão à Internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) ao valor mensal de R$ 35.

Nesta primeira etapa, foram contemplados 344 municípios em 18 estados. A Internet popular está sendo vendida pelas empresas Oi, Telefônica, CTBC e Sercomtel em suas respectivas áreas de atuação.

A expectativa do governo é que, até o final do ano, o número de municípios atendidos chegue a 544. Outra estimativa é que até 2014 todos os municípios brasileiros deverão contar com oferta de Internet em alta velocidade. A lista das cidades contempladas deverá ser atualizada a cada semestre, a partir de informações fornecidas pelas próprias concessionárias.



Nenhuma cidade do Rio Grande do Norte ainda não foi beneficiada e agora fica a expectativa da espera para o início desse grande avanço.


Fonte: Agência Brasil.





Digital News Show terá debate sobre newsgames

Os newsgames, jogos que têm o objetivo de informar os usuários ou ajudá-los na compreensão e no aprofundamento dos fatos, estão ganhando força no Brasil e já está confirmado como um dos temas dos oito painéis de debate da Digital News Show. A feira sobre novidades tecnológicas no jornalismo terá total interação com o público. Serão exibidas tanto as últimas novidades dos veículos, quanto as mais novas soluções tecnológicas voltadas para a indústria do jornalismo digital.

Na ocasião, o jornal Estadão e a TV Globo irão falar sobre seus recém-lançados newsgames, Supercrise e Missão Bioma (foto), respectivamente. Publicado na seção de economia e negócios do site do Estadão, o Supercrise segue o formato do tradicional jogo Supertrunfo (jogo de cartas que consiste em tomar as cartas dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta) e permite ao usuário testar seus conhecimentos a respeito da economia mundial. Já o Missão Bioma mostra os problemas que afetam as riquezas naturais do Brasil e faz o telespectador interagir com o conteúdo visto nos programas do projeto Globo Natureza, da TV Globo.

Os palestrantes serão Hugo Passarelli, repórter do site Economia & Negócios do Estadão.com.br, Carlos Lemos, infografista do Estadão.com.br, Eduardo Acquarone, jornalista e responsável pela integração entre Internet e TV no jornalismo da TV Globo, e Gabriel Souza Reis, publicitário e envolvido com desenvolvimento de games e novos produtos na TV Globo. A mediação ficará por conta de Arthur Protasio, coordenador do CTS Game Studies da FGV/RJ e presidente da Associação Internacional de Desenvolvedores de Games no Rio de Janeiro (IGDA Rio).

O painel "Newsgame: os games como complemento da informação" será no dia 11 de dezembro, das 14h às 15h. Os outros painéis já confirmados são: “Conteúdo jornalístico nos smartphones e tablets”, “Sistemas de publicação“, “A força dos podcasts” e “Redes sociais como suporte do jornalismo”. A feira abrirá suas portas com um stand-up comedy sobre jornalismo, apresentado pelo humorista, jornalista e criador do show Plantão de Notícias, Maurício Menezes.

Não há necessidade de inscrição para os painéis, pois a área de conferência da Digital News Show será de livre acesso aos visitantes.

SOBRE A DIGITAL NEWS SHOW

A Digital News Show é a primeira feira de jornalismo digital no Rio de Janeiro e foi criada para mostrar o que há de mais inovador e interessante no Brasil e no mundo em termos de jornalismo nos novos meios. A feira será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, das 10h às 20h, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil.












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