Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

 ALTO DO RODRIGUES

Retrato de uma administração desastrosa.

Antigamente, aqui era uma praça chamada de "praça dos moto taxis". Local simples, sem muitos adereços, mas as pessoas costumavam, à noite, tomarem uma brisa depois do jantar para se refrescarem. Colocar as crianças para correr, para brincar de bola, de carrinhos e até andar de bicicleta. Tudo isso, enquanto os pais papeavam com os amigos e vizinhos.

A iluminação era boa e a limpeza era sempre feita. Hoje a praça se encontra intransitável, areia, mato e sem bancos. Tudo isso, a invenção de mexer no que tava quieto, uma tal, que vive na boca dessa gestão, de REVITALIZAÇÃO. Revitalização daqui, revitalização dali e nada fica pronto.

Às vezes, como dizia o ditado popular, "as pessoas querem fazer um giro e acabam fazendo um giral", ainda, "querem abraçar o mundo com as pernas". É melhor o simples eficiente do que o sofisticado e não atender a necessidade, não ser útil. É melhor começar com os pés no chão, mas com a certeza que se vai terminar o que começou.

Parece que, no afã de mostrar qualidade naquilo que faz, essa administração acaba fazendo o desnecessário, gastando dinheiro à toa.

A antiga gestão era rotulada, por eles, de obsoleta, ultrapassada e sem visão empreendedora. É melhor comer o feijão com arroz e a mistura todo dia do que gastar o dinheiro com comida cara e luxuosa e passar o mês sem ter o que comer. Essa era a filosofia do antigo gestor.

É bem verdade que seus secretários e assessores, alguns deles, eram pessoas ultrapassadas e sem visão, que só usufruíam da prefeitura. É verdade. Mas, não pode tirar o mérito de que Abelardo foi e é um excelente gestor. Mesmo com alguns secretários ineficientes e sanguessugas, Abelardo conseguia fazer uma ótima administração. As contas eram equilibradas (entradas/saídas).
Com ele, a economia na cidade ia de vento em polpa e ainda conseguia ajudar muita gente. Havia investimentos em saúde, educação, esporte, cultura e etc.

Já o atual gestor, um bem sucedido empresário na cidade, que, como um alquimista, tudo que ele toca, no meio empresarial, vira ouro. No entanto, enquanto gestor público, o homem se mostrou um desastre. Abelardo sempre foi um líder carismático, ja atual prefeito só consegue conquistar a antipatia de sua equipe.

É comum ver e ouvir alguns dos seus secretários se queixarem de como é difícil e estão suportando trabalhar com o prefeito. Houve secretário que até já pediu demissão. Já na outra administração havia um espírito de equipe e todos tinham admiração pelo seu líder. Agora, é cada um por sí e o prefeito decide tudo e manda em todos.

Na verdade, eles estão apenas sobrevivendo na prefeitura. É um patrão e não passa disso. Ele não conseguiu se desvencilhar do seu perfil de dono de loja, do local que não deveria ter saído nunca.

Falta muito para o atual gestor ser um político, por enquanto ele é alguém que tem prestígio e, acima de tudo dinheiro e vai realizando o seu sonho, o seu capricho de mandar, de ter o poder, de brincar de ser o prefeito da cidade, de representar, e muito mal, o papel de um político de sucesso. Ao contrário, Abelardo é nato, tem vocação política, tem perfil político, pensa politicamente, é inteligente e sabe liderar.

Muitas águas ainda vão rolar daqui para 2012, obras maquiagem vão aparecer do nada, só não sei se terminam. Tudo para tentar comprar o povo, só não sei se o povo vai se vender. É claro que toda política tem lados. Haverá aqueles que não arredarão o pé do lado do prefeito, sejam por amizade, favores, problemas pessoas com Abelardo. Em fim, uma série de fatores.

Mas, existe o outro lado também. O lado dos que acreditaram e se decepcionaram, o lado daqueles que nunca se enganaram, o lado daqueles que foram traídos, o lado daqueles que puderam comparar. Entre outras coisas.

Política é assim, uma caixinha de surpresa, hoje se estar por cima, amanhã pode se estar por baixo. Essa é minha opinião. Não concorda? Crie o seu espaço ou faça um comentário nesse blog, garanto que publico.

 
Do blog: Parabéns para o (a) novo (a) blogueiro (a). O povo que está sofrendo com esse desastroso governo (des)fazendo acontecer é quem agradece pela excelente texto.
















Nenhum comentário: