Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 20 de setembro de 2011

 IPANGUAÇU

Prefeitura estimula integração e resgate cultural na zona rural.


De forma a valorizar os traços individuais de cada uma das comunidades rurais do município, estabelecendo laços de integração cultural e democratizando o acesso à cultura, a Prefeitura de Ipanguaçu iniciou na última sexta-feira (16) o projeto “Ipanguaçu Cultural”, na comunidade de Nova Descoberta.

O município de Ipanguaçu, geograficamente extenso, tem 63% de sua população concentrada na zona rural, com vários focos dispersos de concentração de pessoas. Ao longo dos anos, essas características levaram ao surgimento de comunidades com características e identidades muito próprias. O projeto, que integra ações das secretarias municipais de Cultura e Turismo; de Assistência Social e de Educação, busca quebrar barreiras geográficas, proporcionando lazer, conhecimento e resgate cultural.

Para isso, um espaço aberto é preparado para acomodar os interessados em compor a plateia. Diversas apresentações culturais, sobretudo de grupos locais, são realizadas. “Proporcionar à população esses momentos de entretenimento e lazer, vinculados ao valor da arte e da cultura do nosso povo, é proporcionar qualidade de vida. O povo ipanguaçuense é muito talentoso, precisamos valorizar isso”, afirma o prefeito Leonardo Oliveira.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram músicos, grupo de teatro, coral, apresentações de estudantes, entre outras atividades do projeto, que pretende visitar cada uma das comunidades rurais de Ipanguaçu. Estima-se receber entre 200 e 400 pessoas por sexta-feira, atingindo um total de 5.000 pessoas até o final do ano. A comunidade de Pedrinhas será a próxima a receber o “Ipanguaçu Cultural”.


Prefeitura entrega Ginásio Poliesportivo na zona rural

Uma obra há muito esperada e com o potencial de influir decisivamente na qualidade de vida da população local, o Ginásio Poliesportivo João Batista Timóteo da Costa Júnior, na comunidade de Arapuá, foi inaugurado no último sábado (17) pela Prefeitura de Ipanguaçu. Orçado em mais de R$ 420 mil, o moderno ginásio é fruto de parceria entre a Prefeitura de Ipanguaçu e o Governo Federal, através de emenda parlamentar da então senadora, Rosalba Ciarlini.


O momento era festivo: uma verdadeira multidão se fez presente, ansiosa para conhecer o Ginásio. De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, a construção do novo equipamento esportivo demonstra o empenho e o compromisso do governo municipal com a promoção do lazer, entretenimento e qualidade de vida do cidadão. “Ipanguaçu tem vivido uma nova realidade nos últimos anos, uma realidade onde há, entre outros, o estímulo ao esporte e à convivência social, proporcionando entretenimento e saúde. Agora poderemos implantar aqui o projeto “Escolinha cidadã” e o Programa de Esporte e Lazer da Cidade, entre outros”, afirmou.

Para o jovem atleta Talison Ilson de 18 anos, o ginásio representa oportunidades. “Antes tínhamos que nos deslocar para o centro, de carona. Agora vamos praticar esporte bem perto de casa. Não é só por mim, mas pelos meninos do Arapuá, vários meninos que jogam muita bola e vão ter a oportunidade de jogar em vez de esta batendo perna”, fala o jovem.
 
Segundo João Santos, 25 anos, “a comunidade há bastante tempo necessitava e pedia um ginásio, que só vem a contribuir para retirar essa meninada do meio das drogas, para fazer o esporte de boa qualidade”, analisa. Maria Janaina da Silva concorda com ele, e acrescenta: “Agora nossa realidade é outra, temos um ginásio, completo e coberto, para acolher nossas crianças. Agradecemos ao prefeito e a todos que de alguma forma colaboraram para que essa obra acontecesse, pois alguns duvidaram que saísse do papel, mas hoje está ai para todos utilizarem”, disse.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: