Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

 CORRUPÇÃO

Decretada a prisão de prefeito e esposa.

Brasília - O prefeito de Traipu, Marco Antônio dos Santos (PTB), a primeira-dama do município, Juliana Kummer, e dois secretários municipais tiveram sua prisão preventiva decretada e são alvo de uma operação da Polícia Federal.

Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), eles são suspeitos de desvio de dinheiro federal destinado à educação. Foi também decretada ontem a prisão do tesoureiro do município, a de um ex-secretário municipal e a de três seguranças do prefeito. A PF de Alagoas não confirmou a realização da operação nem disse quantos mandados de prisão já foram cumpridos.

Operação Tabanga

A Operação Tabanga também tem como objetivo o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão.

Fiscalização feita pela Controladoria Geral da União em Traipu encontrou indícios de desvio de R$ 8,2 milhões entre 2007 e 2010.

A Operação, desencadeada pela PF em parceria com o Ministério Público Federal e com a CGU, é um desdobramento das investigações que identificaram possível uso de dinheiro público destinado à merenda escolar na compra de ração de cachorro e uísque, entre outros gastos domésticos da casa de prefeitos e secretários em 13 municípios alagoanos.

As investigações em Traipu foram possíveis a partir da colaboração de um ex-aliado do prefeito, cujo nome foi usado por ele na montagem de uma empresa fantasma para fraudar licitações. O colaborador e sua mulher entraram para o programa de proteção à testemunha do governo federal.

Nenhum comentário: