Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MACAU

Festa do Sal começa no dia 3 de setembro

O município de Macau, com pouco mais de 25 mil habitantes, tem duas grandes festas anuais: Carnaval, realizada no mês de fevereiro, e o aniversário da cidade, em setembro. Neste ano, a Festa do Sal terá início no dia 3 do próximo mês e será concluída no dia 9, quando é comemorada a emancipação política e administrativa do município de Angicos.

O carnaval em Macau é sempre um espetáculo à parte. Destaca-se pela grande quantidade de gente, estrutura e atrações musicais. Tem sido assim nas últimas duas décadas. Neste ano não foi diferente e, segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Paraíba, o mesmo acontece com relação à Festa do Sal, ou seja, o aniversário da cidade.

A Festa do Sal já é realizada há cerca de vinte anos. No início havia apenas um dia ou dois de festa, agora é uma semana inteira que antecede o dia do aniversário. Neste ano, a Fundação Municipal de Cultura informa que está preparando uma programação cultural-festiva para gostos variados. "Respeitamos também os gostos religiosos", destaca Francisco Paraíba.

Neste sentido, o presidente da Fundação Municipal de Cultura informa que a festa será aberta com um grande show evangélico realizado na estrutura de palco montada na Praça da Conceição, conhecida no período de Carnaval pelas festas de marchinhas e frevo. "O momento agora é outro e a festa é dedicada a todas as igrejas evangélicas", destaca o presidente.

Depois do show evangélico, haverá missa celebrada pelo padre da cidade. As bandas que estão sendo contratadas, segundo o assessor de comunicação Arafran Peter, ainda não foram confirmadas pela organização do evento, apesar de faltar menos de 15 dias para começar. "Tenha certeza que teremos atrações nacionais", destaca Arafran Peter.

Do dia 4 ao dia 8, a cidade será mobilizada com a realização de shows na Praça de Eventos e também eventos de cunho cultural tanto nas escolas como na estrutura do evento. "Trabalhamos com a proposta de resgatar os valores culturais de Macau, como danças e costumes, através de apresentações de dança e teatro", destaca.

No dia 9 de setembro, o prefeito Flávio Vieira Veras disse que espera receber as principais autoridades da região no Desfile das escolas e da Polícia Militar na principal avenida da cidade. Será quando o município vai comemorar 136 anos que se emancipou política e administrativamente do município de Angicos, na região Central.

Localizada na microrregião salineira, a 180km da capital do Estado, Macau é considerado um dos maiores produtores de sal do Brasil e um dos maiores do mundo, com alta qualidade e pureza. A história de Macau se confunde com a do sal. "Daí o nome da festa de aniversário se chamar Festa do Sal", explica o presidente da Fundação de Cultura, Francisco Batista.

Fonte: http://www.arafran.zip.net/ / Jornal DeFato
















Nenhum comentário: