Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Fábio Dantas alerta para falta de abatedouros públicos no interior do RN

Na sessão plenária desta quarta-feira (9), o deputado Fábio Dantas (PHS) alertou sobre os problemas por que passam diversos municípios do RN que ainda não contam com abatedouros públicos. Um deles é São José de Mipibu, onde recentemente, segundo o parlamentar, os vereadores se cotizaram para fazer uma restauração no local, comprando cimento, cal e outros materiais de construção. “Essa é uma questão sanitária, de saúde pública, pois é preciso dar prioridade a esta atividade, porque a falta de higiene coloca em risco a saúde das famílias que utilizam as feiras públicas”, disse.

Na mesma sessão, o deputado apresentou requerimento solicitando ao governo do Estado a construção da estrada que liga São Miguel do Gostoso a Parazinho e ainda a regularização do Programa do Leite, reivindicada também pela Câmara Municipal daquela cidade. Fábio Dantas citou o município de São José do Campestre: “Temos ali grandes dificuldades, um problema que retrata a realidade do Programa do Leite em todo o estado e deixa os produtores numa situação muito difícil”, disse.


Márcia Maia cobra mais agilidade do ITEP

A deputada Márcia Maia (PSB) cobrou nesta terça-feira (09) mais agilidade na entrega de laudos do Instituto Técnico Cientifico de Polícia (ITEP) do Rio Grande do Norte. Ela citou o caso do jornalista Aclecivan Soares, que teve o pai falecido no início de fevereiro e até hoje ainda não recebeu o laudo.
 
“São seis meses de espera e para o Estado é uma coisa muito simples. Mas para a família é tudo. É o laudo que determina o inicio da investigação ou até mesmo uma possível pensão pra família”, disse a parlamentar.

Márcia aproveitou para parabenizar a iniciativa do deputado Ezequiel Ferreira (PTB), que protocolou um requerimento solicitando ao Governo do RN melhorias no ITEP de Mossoró, afim de dar mais agilidade no atendimento e diminuir o fluxo em Natal.
Em aparte, os deputados Larissa Rosado (PSB), Tomba Farias (PSB), Ezequiel Ferreira, Fernando Mineiro (PT) e George Soares (PR) elogiaram o tema trazido à tribuna. Larissa afirmou que o assunto já foi discutido com o secretário estadual de segurança, Aldair da Rocha, em uma audiência pública realizada em Mossoró. George Soares pediu a implantação do ITEP em Assú.

O líder do governo, deputado Getúlio Rêgo (DEM), disse que ao tomar conhecimento do problema, entrou em contato com o diretor geral do órgão, Nazareno de Deus Costa, que ficou de averiguar as razões da lentidão no atendimento e prometeu dar uma resposta amanhã. Getúlio disse que o governo deverá tomar as devidas providências, pois é um serviço que tem que ser oferecido com rapidez, já que é um momento de muita dor para as famílias.



O deputado Hermano Morais (PMDB) disse que irá criar um Fórum Permanente de Debate sobre a Região Metropolitana de Natal e suas necessidades. Na sessão plenária desta terça-feira (09), Hermano disse que no dia 22 de setembro irá realizar uma audiência pública para discutir o tema.

Ele disse que os municípios que integram a região precisam se organizar e planejar seu crescimento estruturado. “A maioria dos serviços urbanos se concentram apenas em Natal e isso acaba trazendo diversos problemas para a população, como superlotação nos hospitais, transporte público, abastecimento de água e outros”, afirmou o deputado.
Em aparte, o colega Fernando Mineiro (PT) informou que a UFRN irá sediar um seminário sobre o assunto nos próximos dias 22 e 23.
Hermano vai criar Fórum Permanente para discutir Região Metropolitana de Natal

Nenhum comentário: