Memorial às vítimas de Covid

sábado, 23 de julho de 2011

 BOM DIA

Dia do Instituto Oswaldo Cruz

O final do século XIX viu ressurgir um flagelo que desde épocas imemoriais assolava de tempos a tempos a humanidade. A primeira verdadeira pandemia de peste, no VI século, atingiu todo o mundo romano. O grande ciclo do século XIV aniquilara um quarto da população da Europa.

Este terceiro grande ciclo, iniciado na província chinesa de Yunnan com a rebelião muçulmana de 1855 e propagado lentamente pelos deslocamentos dos refugiados, atingiu Cantão e Hong Kong em maio de 1894.


Fatos do dia 23 de julho

1993
Sete meninos de rua são assassinados por policiais militares no centro do Rio, no episódio que ficou conhecido como chacina da Candelária. Seis meninos conseguem fugir. Em 1998, o últimos dos sete policiais acusados foi julgado e condenado. Quatro deles foram absolvidos e os outros três condenados a penas entre 18 anos e 204 anos de prisão.

1932
Santos Dumont, o brasileiro que inventou o avião, se enforcou depois de ver sua obra sendo usada em táticas de guerra

1965
Os Beatles lançaram o LP Help, na Inglaterra

1970
O ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, se comprometeu a investigar e punir os integrantes do esquadrão da Morte, a polícia que matava presos políticos

1986
A ruiva Sarah Ferguson divorciou-se oficialmente do príncipe Andrew, irmão de Charles, herdeiro do trono Britânico

1994
O rei Hussein da Jordânia e o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin assinaram um acordo de paz, pondo fim ao estado de guerra vigente desde 1948.

Nenhum comentário: