Memorial às vítimas de Covid

sábado, 12 de junho de 2010

sexta-feira, 11 de junho de 2010


IPANGUAÇU

COPA DO MUNDO É MOTIVO DE TEMA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Ocorreu ontem, dia 10 de Junho pelas ruas da cidade, a "Caminhada em Defesa do Trabalho Infantil," ato promovido por uma equipe da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu altamente preparada e consciente de seu papel enquanto interventores no processo de discussão e proteção dos direitos da criança.

O movimento reuniu um número expressivo de pessoas, principalmente crianças do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; um grupo de jovens do Projeto Esperança implantado em Ipanguaçu com o apoio da Petrobras; alunos do Projovem Adolescente; uma representatividade do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS; representantes do COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tendo á frente Maria das Graças de Souza; professores da rede municipal de ensino representando a Secretaria de Educação; alunos do Projeto Ação Criança; Conselho Tutelar; Secretaria de Saúde; a Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, Escola Municipal Nelson Borges Montenegro e demais escolas do município.

A data mundial propriamente dita de combate ao trabalho infantil é comemorada em 12 de Junho, sábado. Em Ipanguaçu houve uma antecipação para ontem quinta-feira, porque a proposta era reunir o maior número de pessoas, diferente de um final de semana em que a população aproveita para se divertir ou descansar das atividades escolares e do trabalho árduo do dia-a-dia.

Durante a caminhada que iniciou-se no Ginásio Poliesportivo José Araújo Filho a até a Secretaria de Educação. Quando nas paradas em pontos estratégicos da Avenida principal, foi registrado alguns discursos. Na foto a seguir, o conselheiro tutelar Francinaldo Gonzaga fazendo o uso da palavra.

TELEVISÃO

Entrevistados do Programa do Jô de hoje
Rossana Freire - ela é a nova apresentadora do canal "Sexy Hot". Comanda o programa "Penetra" que exibe bastidores do mercado de sexo no país. Vai mostrar aqui no Programa sua dança egípcia com uma cobra albina de 2 metros de comprimento

Sérgio Britto - ele está lançando o seu terceiro livro: O teatro e eu - Memórias. Nele, o ator repassa a sua experiência em mais de 60 anos de carreira com anotações sobre suas vivências no palco em centenas de espetáculos e como espectador atento do movimento teatral no período.

PESQUISA
82% dos brasileiros vão assistir aos jogos da Copa em casa
Uma pesquisa encomendada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) revelou que 82% dos torcedores brasileiros irão assistir aos jogos da Copa do Mundo em casa, dos quais 16% vão gastar com decoração verde e amarela e comprar aparelhos eletrônicos novos. O restante dos torcedores pretende assistir aos jogos em bares e restaurantes.
De acordo com a Fecomércio, camisas do Brasil e bandeiras são os artigos que mais devem ser vendidos. Preferida por 81% dos entrevistados para a decoração, a expectativa é de vender 900 mil bandeiras. Camisas, devem ser 16 milhões de unidades.
A previsão da Fercomércio é que sejam vendidos 6,5 milhões de aparelhos de televisão e 480 mil home theathers e sejam feitas assinaturas de 1,3 milhão de pontos de canais de TV por assinatura.

Histórias Nas Ondas do Rádio
Por Walfram Valentim
Escuro
Essa que me contou foi o excelente rádio-técnico Valdivan Paulino.
Durante uma viagem noturna de Caicó para Natal, onde transmitiram uma partida de futebol válida pelo campeonato estadual do RN viajavam no carro da Rádio Cabugi, o narrador Hélio Câmara, o repórter Chico Inácio (se não falha a velha memória), o técnico Valdivan e o motorista Petreck. Antes de chegar na cidade de Currais Novos, numa daquelas curvas fechadas, o Super Hélio, alerta o motorita da seguinte forma:
- Petreck, quando voce entrar na curva apague os faróis para ver se vem outro carro no sentido contrário!!!
O velho Petreck não entendeu nada, olhou para o Super Hélio, e saiu-se com essa:
"Hélio, não sei dirigir no escuro...
Foi aquela risada dos demais companheiros.

Petreck ou Tetrex
Por falar no amigo Petreck, um dos grandes profissionais do volante da crônica esportiva e policial da década de 80, o mesmo aprontou uma que deixou um farmaceutico e colegas da Rádio Cabugi (hoje Globo), iguais a cegos num tiroteio.
Um repórter da Cabugi, gentilmente, pede para o velho motorista ir a farmácia para comprar um comprimido para dor de cabeça. Esse medicamento era TETREX.
Chegando na drogaria o motorista esqueçeu o nome do comprimido e pediu um PETRECK. Daí por diante, ficou batizado com esse nome.

HISTÓRIAS DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL
Por Walfran Valentim
A Copa do Mundo é o maior evento do esporte mais popular do mundo. De magnitude similar, somente os Jogos Olímpicos podem ser comparados a um Mundial de futebol.
Até hoje já foram realizadas 18 Copas, em 15 países, de três continentes diferentes. No total, 30.852.747 pessoas assistiram às partidas nos estádios que abrigaram a competição. Outras centenas milhões acompanharam as transmissões do evento pela televisão e pelo rádio. Em 79 anos de Mundial, a bola já balançou a rede 2067 vezes e o Brasil ganhou a Copa do Mundo em 5 oportunidades.
Setenta e sete nações disputaram a Copa desde a sua primeira edição, no Uruguai, em 1930. Algumas mudaram de nome, outras nem existem mais. A Fifa, organizadora do torneio, possui mais filiados do que a própria ONU (Organização das Nações Unidas).

Copa do Mundo de 1950 no Brasil, estádio do Maracanã:
Brasil 6 x 1 Espanha
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Pelé ergue o punho após o jogo da final na Copa do Mundo do México
Brasil 4 x 1 Itália
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.

Gol de Ronaldo na final da Copa do Mundo da Coréia e do Japão.
Brasil 2 x 0 Alemanha
Em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha a competição voltou para os gramados da Europa, o Brasil terminou na quinta posição perdendo para a França nas quartas de final, a Itália levou o título nos pênaltis derrotando a França, a anfitriã Alemanha ficou com o terceiro lugar.

Copas que o Brasil venceu
1958 - SUÉCIA
O Brasil partiu para disputar a Copa de 1958 totalmente desacreditado. Afinal, havia carimbado o passaporte para a Suécia com alguma dificuldade nas eliminatórias: empatou com o Peru 1 a 1, em Lima, e ganhou por 1 a 0, no Maracanã. O número de seleções inscritas chegou a 53, representando todos os continentes. O maior desfalque em 58 foi o próprio Jules Rimet, considerado o pai de todas as Copas do Mundo, que morreu dois anos antes, em Paris, aos 83 anos. Os suecos foram testemunhas da primeira seleção a ser campeã fora de seu continente - o Brasil - acontecimento até hoje não igualado - e o despertar do maior gênio do futebol de todos os tempos - Pelé, na época um rapaz de 17 anos. Em sua primeira Copa, o garoto não se intimidou e foi decisivo na memorável conquista brasileira.
Colocação final
1º lugar: Brasil
2º lugar: Suécia
3º lugar: França
Artilheiro
Fontaine (França) com 13 gols

1962 - CHILE
Em time que está ganhando não se mexe. Foi baseado neste célebre ditado que a seleção brasileira partiu para disputar o Copa do Mundo de 1962, realizada no Chile. Mantendo a base campeã do mundo na Suécia, a equipe agora dirigida por Aymoré Moreira, conquistou o seu segundo título mundial. A conquista foi comandada por Garrincha, que com a contusão de Pelé na partida contra Tchecoslováquia, ainda na primeira fase, transformou o ponta do Botafogo no grande astro daquela Copa. Tanto que ele foi um dos artilheiros da competição com quatro gols. O show de Garrincha foi tão fenomenal, que na semifinal contra o Chile - dono da casa - ele foi expulso e a absolvição no Tribunal da Fifa tornou possível a sua presença em campo na decisão contra os tchecos. Coisas de campeão, aliás bicampeão.
Colocação final
1º lugar: Brasil
2º lugar: Tchecoslováquia
3º lugar: Chile
Artilheiros
Artilheiros: Albert(Hungria), Ivanov(União Soviética), Jerkovic(Iugoslávia), Leonel Sanchez(Chile), Garrincha(Brasil) e Vavá(Brasil), todos com quatro(4) gols.

1970 - MÉXICO
Desacreditada. Esta é a melhor palavra para definir a seleção brasileira em seu embarque para o México, onde tentaria apagar da lembrança a trágica campanha de 1966 na Inglaterra, quando foi eliminada ainda na primeira fase. Sob o comando de João Saldanha, o Brasil se classificou com tranquilidade para a Copa do México, vencendo a Venezuela, Colômbia e o Paraguai nas eliminatórias. A entrada de Zagalo no lugar de Saldanha e as más atuações em amistosos preparatórios deixaram os torcedores brasileiros com dúvidas sobre a participação no Mundial de 1970. Para a felicidade de todos, esta imagem foi se desfazendo a cada atuação do Brasil em gramados mexicanos.
Colocação final
1º lugar: Brasil
2º lugar: Itália
3º lugar: Alemanha Ocidental
Artilheiro
Gerd Muller (Alemanha Ocidental) com 10 gols

1994 - ESTADOS UNIDOS
Favoritismo. É com esta palavra que podemos definir o sentimento dos torcedores brasileiros antes da Copa de 1994, nos Estados Unidos. Mas nem sempre foi assim. É que a campanha irregular durante as eliminatórias, quando o Brasil sofreu a primeira derrota de sua história nesta fase, diante da Bolívia por dois a zero, em La Paz, colocou o trabalho do técnico Carlos Alberto Parreira em xeque. Neste período, o técnico sofreu críticas de todos os lados, que iam de torcedores a imprensa esportiva. A reviravolta se deu a partir do jogo de volta contra os bolivianos, em Recife. Foi nesta cidade que a seleção teve o seu primeiro fim de semana tranqüilo nas eliminatórias, onde os torcedores apoiaram sem hesitar a equipe comandada por Parreira. Após a goleada de 6 a 0 sobre a Bolívia, uma luz no fim do túnel começou a ser vista e o fantasma da desclassificação de uma Copa do Mundo, pela primeira vez na história, foi se desfazendo. Mas o grande o momento foi o jogo com o Uruguai no Maracanã. Esta partida marcou o retorno de Romário à Seleção Brasileira. E ele cumpriu o que prometera ao ser convocado: marcou os dois gols na vitória sobre o Uruguai que carimbou o passaporte brasileiro para a Copa nos Estados Unidos. Era o prenúncio de que o então atacante do Barcelona iria brilhar no Mundial.
Colocação final
1º lugar: Brasil
2º lugar: Itália
3º lugar: Bulgária
Artilheiro
Salenko (Rússia) com 6 gols

2002 - CORÉIA DO SUL e JAPÃO
O Mundial de 2002 foi organizado pela primeira vez por duas nações, Coréia do Sul e Japão, e terminou com a conquista do pentacampeonato pelo Brasil. A competição também marcou o retorno triunfal do atacante Ronaldo, que, nos quatro anos anteriores, passou por duas contusões graves em seu joelho e sofrera uma convulsão na última final de Copa.
Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, a Seleção, muito criticada pela imprensa brasileira por causa de seu jogo feio e forte na marcação, ficou conhecida como a "Família Felipão" pela união que o treinador alcançou com o grupo.
Na primeira fase, numa chave fácil, o Brasil passou por cima de Costa Rica, China e Turquia, para eliminar nas oitavas-de-final a Bélgica. Na fase seguinte, com um golaço de Ronaldinho, que minutos depois seria expulso, a Seleção venceu a Inglaterra por 2 a 1. Na semifinal um novo encontro com os turcos e outra vitória: 1 a 0.
A final foi entre Brasil e Alemanha. Com dois gols de Ronaldo, um na falha do goleiro Kahn, eleito o melhor jogador do torneio, a Seleção conquistou o penta e consagrou o estilo Scolari.
Ronaldo foi o artilheiro da competição, com oito gols, e o capitão Cafu se tornou o primeiro jogador a disputar três finais de Copa seguidas.
A Copa também marcou o vexame de três seleções tradicionais. A França, então campeã, e a Argentina, que realizou campanha extraordinária nas eliminatórias, foram eliminadas ainda na primeira fase, além de Portugal, que voltava a disputar uma Copa após 16 anos.
As boas surpresas ficaram por conta de Senegal, com seu futebol ofensivo, e o Paraguai, com sua ótima defesa. Até os donos da casa fizeram boas campanhas. Japão e Coréia do Sul ficaram em primeiro em seus grupos. O primeiro caiu nas oitavas diante da Turquia, e os sul-coreanos, com muita ajuda da arbitragem, eliminaram Itália e Espanha e só perderam para a Alemanha, na semifinal.
Colocação final
1º lugar: Brasil
2º lugar: Alemanha
3º lugar: Turquia
Artilheiro
Ronaldo (Brasil) com 8 gols.

Copa do Mundo de 2006
A Copa do Mundo (ou Campeonato Mundial) de Futebol de 2006 realizou-se na Alemanha e foi vencida pela Itália. Pela segunda vez a Alemanha foi o país-sede (a primeira vez foi no ano de 1974-Alemanha Ocidental), e o único pré-classificado. Pela primeira vez na história do campeonato, o campeão do torneio anterior (no caso, o Brasil) precisou disputar as eliminatórias para poder defender o direito de participar no torneio. Trinta e dois países participaram da Copa de 2006, cuja final foi no dia 9 de Julho.
A decisão de confiar à Alemanha a organização do torneio foi controversa, já que se esperava que o campeonato ocorresse na África do Sul. Os outros países candidatos à organização eram Inglaterra, Marrocos e Brasil. Desde que a escolha foi feita, o órgão que controla mundialmente o esporte, a FIFA, afirmou publicamente sua intenção de rotacionar o país-sede entre suas confederações integrantes. A sede para a Copa seguinte foi escolhida logo em seguida: a África do Sul abrigará os jogos da Copa do Mundo de 2010. Como preparação para a competição, a FIFA organizou a Copa das Confederações 2005 na Alemanha, torneio ganho pelo Brasil. Espera-se que a Copa do Mundo de 2014 seja na América do Sul.
De acordo com os resultados obtidos nas eliminatórias, os 32 países classificados foram: Alemanha (previamente classificada como país sede), Argentina, Brasil, Paraguai, Equador, México, Estados Unidos da América, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Itália, Suíça, Suécia, República Tcheca, Ucrânia, Sérvia e Montenegro, Países Baixos (Holanda), Croácia, Polônia, Togo, Gana, Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Japão, Arábia Saudita, Irã, Coréia do Sul e Austrália.
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, três países lusófonos estiveram presentes (Portugal, Angola e Brasil). E foi a primeira vez, também, que a Concacaf terá quatro representantes (EUA, México, Costa Rica e Trinidad e Tobago), o mesmo número de América do Sul e Ásia.
A edição de 2006 do torneio marcou a 18ª vez que o Brasil participou da Copa do Mundo e a quinta vez em que defendia o título de campeão. Vale lembrar que, apesar de não representarem seu país de origem, havia jogadores de origem brasileira em diversas outras seleções classificadas para a fase final. Os técnicos das seleções da Arábia Saudita, Costa Rica, Portugal e Japão são brasileiros, bem como integrantes dos elencos técnicos de Portugal, Tunísia, Japão, Espanha e México.
A seleção brasileira chegou até as quartas-de-final, quando foi derrotada pela seleção francesa. Na classificação final, o Brasil ficou na quinta posição.

Curiosidades sobre a Copa do Mundo de Futebol
- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- Itália foi quatro vezes campeã, seguida da Alemanha três vezes campeã e das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
 
Os momentos e dados mais curiosos sobre a história das copas do mundo de futebol:
- Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco".
- Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini entrou em campo com faixas de pano enroladas na cabeça. O jogador fez isso para proteger a cabeça, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momento do cabeceio.
- Ainda na Copa de 1934, outro fato curioso. O jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols.
- Na Copa do Mundo de 1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas marcou um gol descalço. O fato curioso ocorreu no jogo entre Brasil e Polônia, vencida por nossa seleção por 6 a 5.
- Na Copa do Mundo da Suíça (1954) um fato causou preocupação em todos que estamos assistindo ao jogo entre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate para sua seleção, o uruguaio Juan Eduardo Hohberg desmaiou em campo. Ele recebeu atendimento médico e se recuperou no hospital.
- Na Copa do Mundo do Chile, realizada em 1962, na disputada partida entre Brasil e Inglaterra em cachorro invadiu o campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos da Copa. O habilidoso Garrincha foi pra cima do animal, porém tomou um drible. Já o jogador inglês Greaves, que não era tão habilidoso quanto o ponta brasileiro, teve sucesso e pegou o cão.
- A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas.
- A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978).
- A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em 1982. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1.
- Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1.
- Na Copa do Mundo do México (1986), os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira.
- Na realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave.
- Na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coréia do Sul.
- Na base da Taça da Copa do Mundo de Futebol existe espaço para gravar o nome das seleções campeãs somente até o ano de 2038.
- A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamadoWillie.
- Na Copa da Alemanha de 1974, a seleção da Holanda ganhou o apelido de "Laranja Mecânica", graças ao encantador futebol apresentado.
- Na final da Copa do Mundo de 1990, na Itália, o árbitro esqueceu de olhar o tempo no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos.
- Até a Copa do Mundo de 2006, já foram disputadas 708 partidas.
- O jogador mais jovem a jogar uma partida de Copa do Mundo foi o irlandês Norman Whiteside. Ele disputou a Copa realizada na Espanha em 1982, com apenas 17 anos.
- A maior média de gols em uma Copa foi a de 1954 (Suíça). Foram marcados, em média, 5,4 gols por partida.
- A menor média de gols em uma Copa foi a de 1990, na Itália. Na ocasião, foram marcados, em média, 2,21 gols por partida.
- A Copa do Mundo do México (1970) foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão.
- Em todas as Copas do Mundo, até 2006, foram marcados 2063 gols.
- A Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, foi a única edição que não teve eliminatórias.
- A edição da Copa que teve o maior número de gols foi a de 1998, na França. Nesta copa foram marcados 171 gols.
- Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo em 1970, no México.
- A seleção da Suíça não tomou nenhum gol na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.
- O goleiro que ficou o maior tempo sem tomar gols em uma Copa do Mundo foi o italiano Walter Zenga. Ele conseguiu ficar, na Copa de 1990, 517 minutos sem sofrer gols.
- O camaronês Roger Milla foi o jogador mais velho a marcar um gol em Copas do Mundo. Aos 42 anos e 39 dias, Milla marcou o único gol da seleção de Camarões na derrota para a Rússia na Copa de 1994.
- O jogador mais novo a marcar um gol em Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele marcou um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.
- O maior artilheiro de todos os tempos da história da Copa do Mundo é o brasileiro Ronaldo. Ele participou de 4 Copas do Mundo (de 1994 a 2006) e marcou 15 gols. Já o francês Just Fontaine é o maior artilheiro em uma única Copa. Na Copa do Mundo de 1954, realizada na França, Fontaine marcou 13 gols.
- O técnico com maior número de jogos acumulados em copas foi o alemão Helmut Schön. Ele comandou a seleção da Alemanha em 25 jogos entre as copas de 1966 a 1978. Schön também é o recordista em número de vitórias em Copas do Mundo, com o total de 16.
- A maior média de gols em uma copa do mundo ocorreu no ano de 1954 (Suíça) com a elevada média de 5,38 gols por partida (total de 140 gols). Já a Copa com menor número de gols foi a de 1990, na Itália, com apenas 115 gols e uma média de 2,21 por partida.
- A seleção com maior número de cartões vermelhos acumulados em copas do mundo é da Argentina. No total, são 10 cartões vermelhos. O Brasil vem em segundo lugar com 9 cartões vermelhos.
- Brasil e Alemanha são os maiores finalistas de todos os tempos. As duas seleções chegaram 7 vezes em finais de Copas do Mundo.

quinta-feira, 10 de junho de 2010


QUALIDADE NO ENSINO NO ALTO DO RODRIGUES

Que tal fazermos uma prova e responder a seguinte questão

1. O verde da bandeira do Brasil significa:

a. (      ) a mata
b. (      ) a água
c. (      ) o PMDB
d. (      ) ou o fazendo acontecer

Não é chacota nossa, essa foi uma questão da prova passada para alunos de uma escola municipal de Alto do Rodrigues. Vamos digitalizar essa prova para que vocês possam comprovar o que estamos falando.

Foi ontem, na sessão ordinária da Câmara, onde a vereadora Dôra (PP), disse ter essa prova em mãos e vai repassar para que seja divulgada. 
Será que teve aluno que marcou a quarta opção, hein?

E, nesta mesma sessão teve um pequeno bate-boca entre Dôra e Nixon, daqui a pouco vamos dizer o que aconteceu.

 Conhece alguém dentro desse helicoptero? 
Olhe direito, sabe quem é o dono?
Vamos contar hoje a história desse helicoptero.


ENQUETE ENCERRADA.

Nós queremos agradecer a participação de todos vocês na nossa enquete. O resultado não agrada os vereadores, mas demonstra como a população acredita nos edis, que foram escolhidos para defender os direitos do povo, fiscalizar o prefeito e suas ações. A qualquer momento outra nova enquete. 
Em breve um "raio x" sobre a atuação dos edis, quem mais falta, quem mais trabalha, quem está a favor do prefeito e do povo.
ALTO DO RODRIGUES

Terminando o ciclo de fotos e fatos sobre o Meio Ambiente, mostraremos como se encontra o lixão (des)controlado de nossa cidade, além da situação do esgoto que vai de encontro com o Rio Piranhas-Açu, onde muita gente usa para tomar banho. Afinal, cadê o saneamento básico que estava tudo pronto para iniciar?
Enquanto isso a população fica sofrendo, as crianças adoecendo com mais facilidade.

 Vista parcial do lixão (des)controlado.

Urubus fazem parte da paisagem do lixão.

Mais lixo sem aterrar, como deveria.

Todo tipo de lixo está exposto.

Lixo atrapalha até a passagem do caminhão.

Onde deveria ser construída uma Praça, a população só vê mato e nada mais.

No caminho para o rio, esgoto segue ao encontro onde as pessoas tomam banho.

Corrégo com água servida e esgoto, preocupa população e autoridades.

Água parada se mistura com esgoto

Lodo muda visual do rio.

Água que vem do corrégo fica parada nas proximidades do rio. População cortou o caminho das águas que iam de encontro com o Rio Piranhas-Açu.

AINDA HOJE

O resumo da sessão de Pendências e de Alto do Rodrigues, além de outras notícias que chegam à nossa redação.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

ALTO DO RODRIGUES

PREFEITURA FAZ MUDANÇA COM CARRO DA USINA DE LEITE.

 Flagra hoje pela manhã do vereador Zé Pedro

 Funcionários lotam o baú que serviria apenas para o transporte de leite.

A denúncia vem do vereador Zé Pedro (DEM), que flagrou ontem e hoje um desrespeito com os recursos públicos federais, que foram destinados para compra de um carro-baú que serve única exclusivamente para o transporte de leite, da usina de beneficiamento de leite.

Visão interna do carro-baú da usina, sendo usado para transportar estantes e livros.

MUDANÇA
Como se não bastasse os absurdos e danos causados ao carro-bau e a sociedade, a prefeitura fez a mudança de estantes, mesas, birô, livros e outros equipamentos da secretaria de educação. "Eles (secretaria) começou fazendo com carros-de-mão, mas eu reclamei e cheguei a dizer o seguinte: Vocês só não estão usando o carro da usina porque eu vi, ontem em Canafístula", frisa o edil.
Pelas palavras do vereador, a reclamação não foi o bastante e o carro-bau da usina, encostou na frente da secretaria e fez a mudança.
"Não é de hoje que a prefeitura vem transgredindo a lei e desafiando a justiça dos homens, menos a de Deus",ressalta o edil oposicionista.
De acordo com o vereador, ontem, o carro-bau da usina de leite estava irregularmente transportando estantes de ferro e alimento para uma escola no distrito de Canafístula.
 
 Chegada do veículo na Escola Municipal Joaquim Tereza, foi flagrada pelo vereador Zé Pedro.

Dentro do carro, pode-se ver, estantes e material que seria usado na merenda escolar. Mas, o transporte de leite não existe, aliás, a usina nem funciona.
carro-bau ainda atolou na saída de Canafístula
O carro-baú faz parte da usina de beneficiamento de leite e de acordo com o convênio firmado com o governo federal, o veículo não pode ser usado para outros fins, a não ser transportar o leite da usina para os locais de entrega, já que o mesmo é térmico. Da mesma forma é um carro-pipa que faz parte da usina e seria usado para transportar o leite dos produtores até a central de beneficiamento que depois de preparado, seguiria para carro-baú entregar.
 
DENÚNCIA 
O vereador já entrou em contato com a sua equipe jurídica para fazer a denúncia junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. "Esse carro só pode ser usado pela associação da usina de beneficiamento de leite", finalizou o edil.

AINDA HOJE

Notícias de Pendências e as novidades para a sessão ordinária desta noite. Só não esqueçam de votar na nossa enquete, falta poucas horas para o encerramento.


ALTO DO RODRIGUES

Esgotos à céu aberto deixa cidade suja e o lixão descontrolado.

Grama da Praça de Cooper está morrendo sem os cuidados necessários

Mato já secou à espera de sua retirada. O mato está localizado nas proximidades do clube municipal

Esgoto e mato grande na Rua irrita população pela falta de competência por parte da prefeitura do Alto do Rodrigues.

Próximo ao canteiro da Gefram, o mato e o esgoto já invade a Rua

Mais matos e esgotos escorrem pelas Ruas da cidade.

Crianças brincam na calçada, sem se preocupar com os esgotos, perigos que geram muitas doenças.

Na Rua do vereador Zé Pedro, o mato toma conta e preocupa moradores. Crianças constantemente são levadas ao hospital com problemas, devido ao contato (muitas vezes) com o matagal

Em outro ponto da Rua onde reside o vereador, o mato invade a pista.

Próximo ao local onde deveria ser construído uma Praça no bairro São Francisco, o mato toma conta.


Daqui a pouco mais fotos.

Prorrogado

Prazo do uso obrigatório da cadeirinha para crianças fica para setembro
O prazo para o uso obrigatório da cadeirinha e outros assessórios de segurança para crianças no banco traseiro do carro foi prorrogado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na véspera da data marcada para entrar em vigor.
A lei entraria em vigor hoje, quarta-feira (9), mas a fiscalização só começará em 1º de setembro. Com a decisão anunciada ontem, terça-feira (8) os motoristas que transportam crianças ganham um prazo de mais de 50 dias para adaptarem seus carros.
Há 88 modelos de cadeirinha infantil credenciados no mercado, o mais barato custa R$ 150. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a utilização correta do equipamento reduz em até 70% a possibilidade de morte da criança num acidente.
A LEI E OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
Até1 ano: bebê conforto no banco de trás
De 1 a 4 anos: cadeirinha no banco de trás
De 4 a 7 anos e meio: assento de elevação, sem encosto, no banco de trás
De 7 anos e meio a 10 anos: banco de trás com cinto

IPANGUAÇU

CAMINHADA CONTRA O TRABALHO INFANTIL

A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, através da Secretaria de Assistência Social realiza neste dia 10 de Junho (amanhã), uma caminhada em defesa do trabalho infantil em culminância com o Projeto 12 de Junho - Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho de Menores. Este ano tem como tema: "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil", e Subtema: "Vamos Driblar o Trabalho Infantil; Educação de Qualidade é a melhor jogada pra uma infância dígna; Jogue limpo com as crianças e adolescentes; Dê um cartão vermelho para o trabalho infantil.


O evento em forma de caminhada terá saída prevista ás 15:00hs do Ginásio Poliesportivo José Araújo Filho, e encerramento em frente á Secretaria Municipal de Educação. Valéria Faustino de Zouza coordenadora do PETI em Ipanguaçu convida todas as famílias ipanguaçuenses para participar desse momento.


INSCRITOS AGUARDAM SOMENTE DATA PARA INÍCIO DE CURSOS

Conforme revelou a Assistente de programas especiais da Secretaria de Asistência Social de Ipanguaçu, Glória Josefa de Medeiros, a procura pelos cursos de Pintor e Pedreiro, oferecidos pela Prefeitura local através do ÊPA - Espaço de Produção de Desenvolvimento Sustentável, foi extremamente acima da média.


Segundo Glória Josefa, 69 pessoas se inscreveram, mas serão formadas somente duas turmas de 30 alunos cada, isto é, ficarão 9 inscritos no quadro de cadastro reserva, esperando uma eventual desistência. A Prefeitura de Ipanguaçu aguarda apenas o sinal verde do ÊPA para dar início aos cursos que serão 200 hs/aulas, incluindo tanto aulas teóricas como práticas.


O projeto do Instituto ÊPA tem o apoio financeiro do MTE - Ministério do Trabalho e Emprego e do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador, e atende outras cidades do Rio Grande do Norte como: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Assu, Carnaubais, Itajá, Macau, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael. Nesses municípios, o órgão oferece novas opções de cursos como Azulejista, Gesseiro, Armador, Reparador e Eletricista.


O programa tem o objetivo de atender regiões atendidas pelas enchentes em 2009 como é o caso de Ipanguaçu, ou simplesmente oportunizar a muitas pessoas o direito de uma profissão segura. A idéia é promover o desenvolvimento local, auto sustentabilidade econômica, social, cultural, ambiental e política.


APÓS SOLICITAÇÃO DA PREFEITURA, COSERN GARANTIU EXPANSÃO DE ENERGIA EM ATÉ 45 DIAS

Segundo informações do militante petista em Ipanguaçu o professor Joildo Lobato Bezerra, as famílias ipanguaçuenses desabrigadas em função das últimas enchentes e que foram abrigadas em prédios públicos municipais, continuam ansiosamente aguardando a data em que vão receber a posse de suas novas moradias.

E visando atender a demanda da comunidade atingida,a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu construiu 72 casas populares numa área absolutamente segura,ou seja, sem qualquer possibilidade de danos provocados pelas enchentes que a cidade venha a sofrer.


Por conseguinte, a Prefeitura Municipal solicitou no último dia 02/06 a Cosern - Companhia Energética do Rio Grande do Norte a expansão da rede de energia em todas as moradias. A empresa alegou como resposta que o serviço de luz estaria pronto em até 45 dias. "Estamos somente esperando a ação da Cosern", conta Joildo Lobato.

Segundo o Secretário de Finanças e Presidente de Defesa Civil Ivan Fonsêca, o município acolheu inicialmente cerca de 43 famílias que perderam suas moradias por causa das enchentes do ano passado, alojando-as nos seguintes prédios: Escola do Baldum, mercado público de Arapuá, Escola da Angélica, antigo Hospital e Maternidade Marola Caldas dentre outros espaços. Atualmente, muitas dessas famílias já estão em suas casas mesmo enfrentando riscos, sorte que o inverno registrado este ano foi abaixo da média.
AINDA HOJE

Os discursos dos vereadores de Pendências, na sessão ordinária de ontem. O bate-boca entre os edis, arrancou aplausos da plenária. Projetos do prefeito, foram recusados e requerimentos da oposição foram aprovados.
As novidades e os preparativos para a sessão ordinária dos vereadores de Alto do Rodrigues, que acontecerá logo mais, às 20h. Expectativa de casa cheia. 

ENQUETE 

Prazo termina às 18h.
Não esqueça de votar na nossa enquete, já que o horário terminará às 18h e o resultado será comentado na sessão  ordinária.
ALTO DO RODRIGUES


A QUALQUER MOMENTO A HISTÓRIA DESSE MEIO DE TRANSPORTE.
ALTO DO RODRIGUES

MUDANÇA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É FEITA EM CARRO DE MÃO.
Como diz Boris Casoy, "isso é uma vergonha". 
A Secretaria de Educação estará de endereço novo, mas a sua mudança é motivo de chacota entre a população da cidade, já que está sendo feita com carros de mão. 
Onde estão os carros da prefeitura e os alugados?
A população que está assistindo essa vergonha, vai nos enviar as fotos para comprovar. Esperamos também, que alguém da secretaria possa se pronunciar a respeito desse fato.

AINDA HOJE
Os discursos bombásticos dos vereadores de Pendências, na penúltima sessão da Câmara Municipal e as novidades da sessão da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues.
PENDÊNCIAS

PRESIDENTE DA CÂMARA, CARLOS MONTENEGRO ROMPE COM O PREFEITO IVAN PADILHA. 

 Na penúltima sessão do período, Carlinhos, decide romper com o prefeito Ivan Padilha.

Acompanhe também outros discursos dos vereadores na Sessão da Câmara de ontem à noite. Com excessão do vereador Fernandinho, todos os demais edis se pronunciaram.

EMENDA DA REELEIÇÃO FOI ARQUIVADA PELO PRESIDENTE.
Com o que o presidente da Casa chamou de jogo sujo, Carlinhos mandou a secretaria da Casa, arquivar a emenda da reeleição. "Enquanto eu estiver presidente desta Casa, até o final de 2010, não colocarei em votação, mas mostrarei ao prefeito como se trabalha", alfinetou o mais novo integrante da oposição.

OPOSIÇÃO.
A cidade de Pendências tem o luxo de dizer que na Câmara Municipal, há  três linhas de oposição. A primeira que é Januncio e Egrinaldo, depois rompeu com o prefeito, Isac Carlos, tornando-se a segunda oposição. A novela da reeleição, fez com que Dra Tácia, Franklin e João do Leite, montasse o terceiro bloco oposicionista. Basta saber se Carlinhos integrará algum bloco ou ficará sozinho na trincheira da oposição.

DISCURSOS
Estamos terminando as matérias com os discursos dos vereadores. Você não perde por esperar os principais trechos das palavras dos edis que teve a participação maciça da população.

"VOCÊ É UM VAGABUNDO, SEM PALAVRA E NÃO TEM COMPROMISSO"
saiba ainda hoje quem foi que disse essas palavras e com quem.

ENQUETE.
Hoje à noite, às 20h, na Câmara Municipal de Alto do Rodrigues, acontecerá mais uma polêmica sessão ordinária. Não esqueça de votar na nossa enquete, pois o horário se esgota às 18h e sua participação é muito importante.