Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

 I P A N G U A Ç U

TERMINA HOJE JOGOS ESTUDANTIS


Com a finalidade de integrar as crianças e adolescentes a gostarem dos esportes e desenvolverem atitudes de disciplina e de respeito nas competições, criando novas formas de pratica o bom esporte, a prefeitura de Ipanguaçu iniciou desde segunda-feira (15) a Primeira Edição dos Jogos Estudantis de Ipanguaçu, que conta a participação de onze escolas, municipais, estaduais e privadas.
A abertura dos jogos que aconteceu com a reinauguração do ginásio de esportes, José Araujo Filho, na ultima segunda-feira (15) e termina hoje (19).
As competições reúnem atletas de diversas idades, contando com a participação de alunos das 11 escolas do município. Os jogos vêm acontecendo no ginásio poliesportivo do município, sempre das 08h às 20h30, onde os jovens participam das competições de futsal, atletismo, futebol de areia, xadrez, dama e queimada. Parabéns para a secretaria de Educação, Esporte e Lazer, com total apoio da prefeitura de Ipanguaçu.

SAÚDE 
Meta da ação é realizar exames em mais de 75% das mulheres do município até  a primeira quinzena de 2011.


Será lançada hoje, sexta-feira (19), às 08h, no Ponto de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, a campanha ‘Cuidar é prevenir’, campanha de orientação e prevenção contra o câncer de mama. A campanha conta com o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde.

“A campanha visa à conscientização das mulheres acima dos 40 anos, e da importância da detecção precoce desta doença, fazendo com que seja fundamental para a cura”, ressalta a diretora do posto, Ozilene da Silva.

A campanha, de caráter permanente, irá orientar mulheres – mães e filhas – sobre o auto-exame da mama. Segundo a coordenadora de regulação da Secretaria, Sophia Idalina, o resultado esperado é o hábito do auto-exame, possibilitando o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. A campanha será desenvolvida através da mídia, distribuição de folder e materiais diversos, e palestras dirigidas, e alto atendimento.

Sexta Literária, segunda edição.
A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação do município, realizam na ultima sexta-feira, 05 de novembro, a Iª Sexta Literária: Leitura viva na praça. O evento faz parte do projeto“Ipanguaçu Cidade que Lê”. Hoje o evento acontece novamente às 8hs.

A Secretária de Educação, Jeane Dantas, destaca que a Sexta Literária proporciona aos alunos uma maior interatividade fora da sala de aula, criando novas formas de leitura. A secretaria explica que o evento acontecerá sempre na Praça Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade, contando com a participação de alunos e professores das escolas públicas municipais. Nesta sexta, o encontro literário terá sua 2ª edição onde contara com a participação de mais duas escolas da rede municipal de educação

CONSCIÊNCIA NEGRA
Por volta às 16hs a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, realizara a culminância do projeto “Ipanguaçu valoriza a cultura afro”, o projeto concluirá as atividades dos alunos da rede municipal em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado no próximo dia 20. 


A festividade é um dos momentos para que a comunidade negra reviva as suas origens, cultura e possam manter vivas as suas raízes. Religiosidade, comidas típicas, danças que vindas da comunidade quilombola serão lembradas e comemoradas através do evento.

Nenhum comentário: