Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 26 de outubro de 2010

 P E N D Ê N C I A S

População deve lotar o plenário.
De acordo com pessoas ligadas aos vereadores, a sessão da Câmara deverá ser atrair um grande público, devido aos assuntos da pauta. Nossa equipe estará presente na sessão e pelo twitter, mandaremos as principais notícias. Nosso endereço é: @altonoticias.

 H I S T Ó R I A

JOAQUIM RODRIGUES, O FUNDADOR DO ALTO.
Se estivesse vivo, o fundador de Alto do Rodrigues, Joaquim Rodrigues Ferreira, teria 183 anos. Joaquim era filho do português e Manoel Rodrigues e Isabel Rodrigues Ferreira. Joaquim nasceu na fazenda Boa Vista, no município de Pendências. Do primeiro casamento teve seis filhos, ficou viúvo em 15 de maio de 1869. Casou-se novamente com Ricardina Rodrigues Cavalcanti, em 21 de outubro de 1873, com quem teve dezesseis filhos. O fundador do Alto do Rodrigues foi fazendeiro e agricultor, no ramo de comércio ganhou muito dinheiro, fez muitos amigos e entrou para a política no Partido Conservador, ainda no período da monarquia. Com a chegada da república, Joaquim Rodrigues filiou-se ao Partido Republicano, acompanhando os doutores Pedro Velho, Miguel Joaquim de Almeida Castro Amintas Barros e outros.
Joaquim foi Coronel da Guarda-Nacional, foi administrador da mesa de Rendas Estaduais de Macau.
Joaquim foi chefe de uma das maiores famílias da região. Seus descendentes são 22 filhos, 43 netos e 28 bisnetos. Joaquim Rodrigues Ferreira faleceu no dia 23 de março de 1904 e está sepultado no cemitério Bom Jesus.

A SEXTA GERAÇÃO DOS RODRIGUES.

segunda geração dos Rodrigues

Dos 22 filhos de Joaquim Rodrigues Ferreira, os mais conhecidos são Rosa Rodrigues, Francisco Rodrigues Ferreira e Álvaro Rodrigues Ferreira, este último foi pai de Abelardo Rodrigues, que por sua fez teve dez filhos, entre eles o mais conhecido e que leva seu nome e muitas lições de vida. Abelardo Rodrigues Filho, prefeito desse município por quatro mandatos.

(Terceira geração dos Rodrigues) Homem do "sim, sim", "não, não", Abelardo Rodrigues chegou a ser um dos mais ricos da região.

(Quarta geração dos Rodrigues) Governou o Alto do Rodrigues quatro vezes, Abelardo Rodrigues Filho.

(Quinta geração) Abelardo Neto é jornalista, apaixonado por política e bisneto de Álvaro Rodrigues.

(sexta geração) Abelardo Rodrigues Bisneto, tataraneto de Álvaro Rodrigues.


 E S P O R T E    E   M E M Ó R I A

No Cosmos, time do século dos EUA, apenas três brasileiros foram destaques.


O capital do tri, Carlos Alberto, Pelé e o potiguar, Marinho Chagas.
Enquanto o mundo e o Cosmos parabenizam Pelé, nos seus 70 anos, não podemos deixar de registrar a presença de mais dois brasileiros, um deles do RN, Marinho Chagas e Carlos Alberto Torres. A seleção de todos os tempos do Cosmos tem nomes como Frans Beckenbauer, Neeskens, Romero, Van Der Elst, entre outros.

POLÍTICA
Paulo Wagner vota em Vacarezza pra presidente.
A imprensa divulgou nos últimos dias que o deputado federal Paulo Wagner acertou o voto para o adversário do deputado potiguar Henrique Alves, que tá na briga pela presidência.

NA CAMPANHA
O então candidato (hoje deputado federal) Paulo Wagner, visitou o Alto do Rodrigues e foi especialmente na residência de Maria José, conversar um pouco com os amigos. ciceroniado pelo diretor do AltoNoticias (Jefte), Paulo Wagner, deu uma grande alegria para Maria José, fez uma ligação para Rosalba, falar com Maria José e os demais amigos na casa.

Feliz da vida com a visita de Paulo Wagner, Maria José, registrou o momento


Quem passou por lá, foi Roberta Kelly, que juntamente com seu filho, fez um click ao lado de Paulo Wagner

Francisca também posou para as nossas lentes ao lado de Paulo Wagner.


BRASÍLIA
Henrique vê sonho de presidir Câmara “ir para o espaço”
Se durante toda a campanha eleitoral o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) não escondeu de ninguém que sonhava em ser presidente da Câmara, após a eleição (em que foi o terceiro federal mais votado no RN).
Para isso, eram necessários dois fatores: Dilma vencer e o PMDB fazer maioria na Câmara Federal.

Apesar do 2º turno, as pesquisas indicam que Dilma deverá vencer a eleição presidencial. Contudo, para a surpresa de muitos, o PT fez mais deputados federais que o PMDB.

Pela regra “de bom senso” da Câmara (embora não esteja no Regimento Interno), o partido com a maior bancada faz o presidente.
O PT já tem, inclusive, um pré-candidato à presidência da Casa, o deputado paulista reeleito Cândido Vacarezza (PT).

Vacarrezza defendeu que assumirá a presidência da Câmara o partido que obtiver “a articulação que conseguir a maioria na Casa” e não necessariamente a mai­or legenda da Câmara. Ele considerou bons nomes para a disputa os dos deputados petistas Henrique Fontana (RS), Arlindo Chinaglia (SP), João Paulo (SP), Marco Maia (RS) e Luiz Sérgio (RJ).
 
Num provável acordo com o PMDB, Vaccarezza diz que a preferência dos petistas é dirigir a Casa nos primeiros dois anos, em 2011 e 2012. É nesta época que, segundo sua avaliação, devem acontecer as votações mais importantes, como as reformas tributária e política. “Todo mundo quer ficar no primeiro biênio.”
Para Henrique, esta espera de dois anos seria, mais que uma frustração, um risco. Neste tempo, muita coisa pode acontecer, inclusive um desgaste entre PT e PMDB.

SENADO
No Senado, onde o PM­DB tem maioria, o partido deverá fazer o presidente. Mais um fator contra Henrique. Afinal, o PT só aceitaria ceder a presidência da Câmara para o PMDB se o partido fizesse o mesmo com o PT no Senado.
Um algumas ocasiões, o senador Garibaldi Filho (PMDB), que já presidiu o Senado, confessou ter vontade de voltar à presidência. “Mas, renuncio a este desejo se isso for prejudicar Henrique na Câmara”, afirmou.

MACAU
A cidade de Macau servirá como fonte de inspiração para muitos dos fotográficos que participarão da expedição fotográfica do blogueiro, Alex Gurgel (www.grandeponto.blogspot.com), que acontecerá no próximo dia 28.

ALTO DO RODRIGUES
REVITALIZAÇÃO CRIA POLÊMICA E DIVIDE OPINIÕES.
Um assunto já cria polêmica na cidade. As mudanças no trânsito da cidade, realizadas pela prefeitura. A maquiagem criada pela prefeitura já começa a dividir opiniões e deverá ser tema de discurso de vereadores na sessão da Câmara Municipal, na próxima quarta-feira.

GUAMARÉ
LULA ELEITO PRESIDENTE.
Não estamos falando do intocável, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil. Estamos falando de Emilson de Borba, mais conhecido como Lula, vereador da Câmara Municipal de Guamaré, que foi eleito (reeleito) presidente da Casa, para o próximo biênio. A vereadora Lisete Negreiro será a vice-presidente.

Nenhum comentário: