Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 7 de setembro de 2010

07 DE SETEMBRO

CURIOSIDADES DA INDEPENDÊNCIA

Veja o que aconteceu para que o Brasil desse seu grito de Independência. Quando Dom Pedro I fazia sua primeira viagem à Província de São Paulo, dona Leopoldina ficou no comando do País. Foi ela que convocou o Conselho do Estado e decidiu, junto com os ministros, que o Brasil deveria se separar de Portugal.

E DEPOIS
Aí ela combinou com José Bonifácio enviar uma mensagem para Dom Pedro I, ora em viagem, para que ele decretasse a Independência. Essa carta foi entregue pelo mensageiro Paulo Bregaro, às 4 e meia da tarde, horário em que Dom Pedro I deu o grito de Independência.

A VOLTA DE DOM PEDRO I
De São Paulo ao Rio de Janeiro, uma distância de 576 km, Dom Pedro tirou em cinco dias. Saiu de lá no dia 9 e chegou ao Rio no dia 14. Chegando lá, tomou as providências para oficializar a separação.

QUANTO CUSTOU A INDEPENDÊNCIA
O Brasil pagou 2 milhões de esterlinas a Portugal pela Independência. Pediu esse dinheiro emprestado à Inglaterra.

AS FOFOCAS DA INDEPENDÊNCIA
Dizem que Dom Pedro, ao decretar "Independência ou Morte", tinha acabado de se encontrar com a amante, a Marquesa de Santos. Por isso, não usava traje oficial, nem era acompanhado de uma grande comitiva.

E DIZEM MAIS
Que Dom Pedro não deu o grito às margens do Riacho do Ipiranga, mas no alto de uma colina, onde havia ido para se livrar de uma diarréia.

O TRANSPORTE DE DOM PEDRO I
Ele não deu o grito em cima de um cavalo, mas em cima de um burro, animal que preferia montar em viagens mais longas

Fonte: gilbertofreire.uol.com.br


Nenhum comentário: